Home > Precatórios > Plenário aprova PEC dos Precatórios em 1º turno; destaques são retirados

Plenário aprova PEC dos Precatórios em 1º turno; destaques são retirados

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 212/16, do Senado, que aumenta de 2020 para 2024 o prazo final para estados, Distrito Federal e municípios quitarem seus precatórios dentro de um regime especial com aportes limitados e dinheiro de depósitos judiciais.

Foram retirados os destaques que pretendiam alterar pontos do texto.

O regime especial já existe e foi disciplinado pela Emenda Constitucional (EC) 94, de 2016, que inclui precatórios pendentes até 25 de março de 2015 e aqueles a vencer até 31 de dezembro de 2020.

De acordo com o substitutivo do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), aprovado por 364 votos a 2, esses precatórios passarão a ser atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), seguindo decisão recente (20/09/17) do Supremo Tribunal Federal (STF) nesse sentido.

Os precatórios consistem em dívidas contraídas pelos governos em todas as esferas quando são condenados pela Justiça a fazer um pagamento após o trânsito em julgado.

Em seguida, a sessão foi encerrada.

Fonte- Agência Câmara- 29/11/2017- http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/549953-PLENARIO-APROVA-PEC-DOS-PRECATORIOS-EM-1-TURNO-DESTAQUES-SAO-RETIRADOS.html

You may also like
Correção de precatórios está na pauta do semestre
TJSP – instala a Unidade de Processamento das Execuções contra a Fazenda Pública (Upefaz) da Comarca da Capital
Serviço – TJSP divulga orientações sobre precatórios
Informatização ajuda, mas é incapaz de resolver problema dos precatórios
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?