A publicação elaborada pela Febrac apresenta orientações e políticas a serem desenvolvidas pelas empresas do setor
Empresa inteligente é aquela que vai além do seu próprio negócio preocupando-se, por exemplo, com atitudes sustentáveis. Para fortalecer esse entendimento junto aos empresários, a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) produziu uma cartilha de sustentabilidade. O objetivo é orientar empresários e profissionais do setor sobre a temática, práticas corretas, aplicação das leis em vigor no país e como adaptar seus negócios ao conceito de sustentabilidade.
A publicação “Febrac de Sustentabilidade”, dentre outras importantes informações, sugere oitenta práticas sustentáveis que podem ser desenvolvidas pelas empresas de asseio, conservação e limpeza urbana. As sugestões vão desde a implantação dos três R´s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – da não discriminação de raça, gênero e credo, passando por gestão sustentável de fornecedores onde se valoriza a comunidade ao entorno da empresa, cuidados especiais com relação ao uso de materiais químicos, água e lixo, até o tratamento dos resíduos sólidos.
Segundo o presidente da Febrac, Edgar Segato Neto, o tema sustentabilidade, cada vez mais, integra a visão estratégica das empresas do Setor de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana. “O mercado, o cliente, as autoridades e todos os demais públicos com os quais o setor se relaciona, passam a exigir e a pressionar as empresas por práticas éticas, transparentes e orientadas por iniciativas que lhes garantam reconhecimento, visibilidade e visão social e ambiental responsável”, enfatiza.
Nesse espírito de desenvolver ações que gerem retornos econômicos, mas também sociais e, principalmente, ambientais, a Febrac traz na publicação orientações de como envolver os fornecedores em práticas ambientalmente corretas. Além disso, lista as legislações e suas influências nas atividades do setor de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana.
Além disso, “a Febrac promove anualmente, em parceria com os Sindicatos Estaduais Associados, à Ação Nacional de Limpeza Ambiental. Evento sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas ao redor do país e que vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas do meio ambienta na atualidade: o descarte incorreto dos lixos”, conta Ricardo Garcia.
Idealizado, em 2008, a Ação Nacional é um dia de cidadania, em que os empresários, trabalhadores e fornecedores do segmento de Asseio e Conservação, adotam um local e se unem para fazer a limpeza e manutenção deste importante espaço para a comunidade, deixando assim o mundo melhor.
SERVIÇO
VIII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental
Data: 19 de setembro de 2015
Mais informações: www.febrac.org.br / (61) 3327-6390
Fonte: Assessoria de Comunicação da Febrac- 19/8/2015.