Hoje (17), às 15 horas, o Tribunal de Justiça de São Paulo inaugura, no Fórum João Mendes Júnior, o projeto-piloto Cartório do Futuro, tecnicamente chamado de Unidade de Processamento Judicial (UPJ) das 41a a 45a Varas Cíveis Centrais da Capital, com competências, acervos e regras de distribuição inteiramente preservados.
Desde que foi implantado o processo eletrônico no Judiciário paulista, magistrados e servidores sabiam que muitos paradigmas seriam quebrados. O cartório do futuro chega para adequar o ambiente de trabalho à nova realidade. A unidade centraliza as atividades dos cinco cartórios e terá sob seus cuidados 18 mil processos – 5 mil físicos e 13 mil digitais.
O modelo contempla três seções dentro da Unidade de Processamento Judicial: a Seção de Processamento, a Seção de Movimentação (controle de prazos) e a Seção de Atendimento ao Público. Ao lado dessas, há a Seção Administrativa, ligada diretamente ao juiz corregedor permanente. Os magistrados têm gabinete com quatro servidores e dois estagiários.
Outros benefícios – Melhora no aproveitamento dos espaços físicos e ganho em produtividade, qualidade e celeridade. Para a implantação da UPJ, houve completa remodelação em todo o 14o andar do Fórum João Mendes Jr. Os espaços ocupados por cartórios foram reunidos em um só ambiente, com uma estrutura anexa para atendimento ao público. Há uma sala para cada magistrado e uma segunda para a equipe do gabinete que, por serem contíguas, proporcionam proximidade entre o juiz e a equipe. As salas de audiências foram reduzidas a quatro, e – mais uma novidade – a utilização é compartilhada, com uso de agenda eletrônica que permite conciliação de pautas, sem colidências.
Serviço
Inauguração da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) das 41a a 45a Varas Cíveis Centrais da Capital
Quando: segunda-feira (17), às 15 horas
Onde: 14º andar do Fórum João Mendes Jr. – Pça. João Mendes – Centro – São Paulo
Comunicação Social TJSP.
Fonte- TJSP- 17/11/2014.