Home > TRT-18 > TRT de Goiás concede Justiça gratuita a empresa em ação rescisória

TRT de Goiás concede Justiça gratuita a empresa em ação rescisória

Tem direito ao benefício da Justiça gratuita a pessoa jurídica que comprova a incapacidade de arcar com as despesas processuais. A decisão é do desembargador Gentil Pio de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), ao isentar uma transportadora de fazer o depósito prévio de 20% do valor da causa em ação rescisória.

A ação foi proposta pela empresa contra os herdeiros de um funcionário que morreu em acidente de trânsito, em face de uma decisão já transitada em julgado. De acordo com a advogada da empresa, Priscila Salamoni, o laudo pericial concluiu que a culpa do acidente foi exclusivamente do trabalhador. Por isso o pedido de rescisão.

Ante sua incapacidade financeira, a empresa pediu que fosse concedido o benefício da Justiça gratuita, inclusive em relação ao depósito prévio de 20% do valor da causa, conforme exigido pelo artigo 836 da CLT. Para comprovar a incapacidade, a empresa anexou relatório de pendências financeiras, bem como notificações de dívidas fiscais.

Ao julgar o pedido de gratuidade, o desembargador Gentil Pio de Oliveira destacou que o tribunal possui precedentes no sentido de assegurar tais benefícios também para os empregadores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Porém, nessa hipótese, afirmou ser necessário um maior rigor quanto à efetiva comprovação da situação de incapacidade financeira alegada pela parte.

Analisando os documentos apresentados, o desembargador concluiu que ficou provada, de forma inconteste, a incapacidade da empresa de arcar com as despesas processuais.

Responsável pelo caso, a advogada Priscila Salamoni destacou a importância da decisão. “É um precedente histórico importante, porque dificilmente é concedida a assistência judiciária a empresas, o comum é o deferimento para os empregados, ainda mais em sede de ação rescisória, que possui rito especial”, disse.

Fonte- https://www.conjur.com.br/2018-mar-01/trt-goias-concede-justica-gratuita-empresa-acao-rescisoria

You may also like
Considerado abuso de direito a demora no pedido de indenização substitutiva do período gestacional
TRT18 nega recurso ordinário por valor da causa ser inferior a dois salários mínimos
Execução de patrimônio de quem não pôde discutir sua responsabilidade na ação viola princípios constitucionais
Sistema de bloqueio bancário desenvolvido pelo TRT 18 será estendido para os demais tribunais trabalhistas