Home > TJ-SP > TJSP – Loja deve ressarcir compras efetuadas com cartão de crédito roubado

TJSP – Loja deve ressarcir compras efetuadas com cartão de crédito roubado

A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 2ª Vara Cível do Foro Regional do Butantã para condenar uma loja a ressarcir compra efetuada com cartão de crédito roubado no valor de R$ 799.

Consta dos autos que o autor da ação, após sequestro-relâmpago, teve seus cartões de crédito roubados e utilizados pelos sequestradores. O estabelecimento alegou em recurso que a conferência de documentos do comprador só é exigida quando o cartão magnético não tem chip.

No entanto, para a turma julgadora, a loja tinha o dever jurídico de conferir os documentos do portador do cartão e, como dispensou essa verificação, assumiu os riscos da ocorrência de fraude, responsabilizando-se pelos danos decorrentes. “Se o comerciante credenciado pela administradora de cartões deixa de conferir a assinatura e identidade do portador do cartão, as consequências dessa conduta não podem ser carreadas ao titular consumidor”, afirmou em seu voto o relator do caso, desembargador Francisco Loureiro.

Os desembargadores Vito Guglielmi e Eduardo Sá Pinto Sandeville também participaram do julgamento, que teve votação unânime.

Apelação: 1001904-12.2013.8.26.0704

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo- 18/11/2014- AASP. 

You may also like
TJ-SP discute se relator pode ignorar quem não apresenta voto virtual
Falha em processamento de certidões gera invalidade de documentos
Em época de crise, empresas tentam compensar dívida fiscal com precatórios
Câmara de mediação atenderá casos levados ao Judiciário
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?