Home > Seg. do trab. > Segurança do trabalho em fachadas

Segurança do trabalho em fachadas

A complexidade nos trabalhos de construção das fachadas chegou ao ponto de demandar projetos específicos de execução destes elementos. Dentre os vários pontos que compõem o planejamento voltado para esta parte das edificações está a questão da segurança dos trabalhadores. Este foi um dos temas abordados na I Expo Fachada, que aconteceu em João Pessoa (PB) nos dias 11 e 12 de maio.

A engenheira Sueni Barros foi uma das palestrantes do evento. Ela abordou o tema “Exigências do PCMAT”. Trata-se do documento específico da área de segurança do trabalho que, baseado nas normas técnicas (especialmente NR-9 e NR-18), deve conter todas as atividades executadas no canteiro.

“Sabe-se hoje em dia que tem muito a questão da legalidade. Esta legalidade dentro do canteiro, por exemplo, é representada por projetos. Tem que ter uma pessoa que faz o projeto e um engenheiro de campo que vai executa-lo, para que tudo tramite de forma legal”, comentou Sueni.

Quanto ao PCMAT, ela indica que o ideal é que cada projeto específico de fachada tenha um projeto igualmente específico do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.

A engenheira salientou, ainda, que o documento deve tratar não só da segurança dos operários, como das pessoas que circulam no entorno das obras, “afinal de contas, se cair uma pedra e tiver uma pessoa passando no momento ela vai ser afetada”.

Fonte: Revista Edificar; Clipping da Febrac- 14/3/2016.

You may also like
Aumenta prazo para corrigir normas de segurança no trabalho
Governo Federal quer flexibilizar norma de segurança no trabalho
Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP)
Fundacentro cria aplicativo sobre segurança e saúde no Trabalho
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?