Eleita no dia 25 de abril, a nova diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto à CNC e respectivos suplentes, da Federação Nacional das Empresas das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), presidida pelo empresário e líder sindical mineiro Renato Fortuna Campos, tomou posse para o mandato de 26 de junho de 2018 a 25 de junho de 2022.
Durante a posse festiva, ocorrido no ENEAC 2018, Renato Fortuna destacou o fortalecimento da representatividade, incentivando maior participação e a construção coletiva. “Só iremos edificar as bases para as realizações futuras a partir do reconhecimento de todos aqueles que nos trouxeram até aqui, sejam eles dirigentes, seja o conjunto de nossos colaboradores e parceiros, sem os quais ações e projetos não frutificam”. E ainda, destacou o espírito democrático e “os predicados daqueles que encontram no diálogo o meio de se alcançar a eficiência e os melhores resultados”.
Renato Fortuna destacou também o compromisso que a chapa eleita assumiu em “se empenhar em dirigir nossa Federação, com o espírito de bem servir esta entidade e a categoria que representa organização”.
Confira abaixo entrevista com o presidente eleito da Febrac:
ENTREVISTA
1. Qual o sentimento de ter sido eleito presidente da Febrac?
Renato Fortuna Campos: Foi muito importante pra mim porque já almejava o cargo há alguns anos. É uma contribuição que eu tenho que dar para a atividade. Chegou o momento de eu me doar, doar o meu tempo para esta atividade. Por isso, planejei e me preparei para ocupar o cargo de presidente da Febrac e desenvolvi o Plano de Governança Sindical – Plansind, ações que vão nortear a minha gestão à frente da Febrac.
2. Sobre o Plano de Governança Sindical – Plansind, quais projetos o Senhor considera prioritários?
Renato Fortuna Campos: Neste primeiro ano o Instituto Febrac, que buscará melhor condições paras as instituições e para o segmento. Ao negociarmos em grande escala, poderemos ter redução de alguns insumos que o segmento venha consumir.
Outro projeto prioritário é a criação de uma base parlamentar mais forte e aproximar os parlamentares da Febrac. E também, juntamente com a Fenavist e com o Cebrasse, promover encontros com os candidatos à presidência da República para que possamos apresentar as nossas demandas e pleitos.
3. Quais são as principais bandeiras a serem defendidas pelo Senhor durante a sua gestão?
Renato Fortuna Campos: Reforma tributária e as cota do aprendiz e das pessoas com deficiência nas empresas para que possam cumprir na área administrativa e levando em consideração as especificidades de cada atividade.
4. Qual será a linha de trabalho a ser desenvolvida durante a sua gestão?
Renato Fortuna Campos: Tenho uma grande preocupação em gestão e em qualquer entidade que estou gerenciando, por isso prezo pela capacitação e treinamento dos profissionais do segmento, principalmente dos colaboradores internos da Febrac. Considero ideal uma média de 96h a 144h em treinamento para poder ter um desenvolvimento maior dos funcionários para capacitá-los de forma adequada e com isso, atender com excelência os Sindicatos.
5. Há alguma ação que deseja desenvolver para o fortalecimento dos Sindicatos filiados?
Renato Fortuna Campos: Sim. Pretendo organizar os Sindicatos que inorganizados e descobrir se os Sindicatos filiados estão ou não conseguindo sobreviver com o fim da contribuição sindical, e caso estejam com dificuldades, ajudar a torná-los sustentáveis.
Ter também maior interação e participação dos Sindicatos nos projetos e Assembleias da Febrac. O auge da minha gestão será quando estiverem presentes os presidentes dos 27 Estados nas nossas AGEs.
6. O Programa de Sustentabilidade terá continuidade na sua gestão?
Renato Fortuna Campos: Este é um tema muito importante que eu pretendo dar continuidade na minha gestão.
7. Uma mensagem ao Setor
Renato Fortuna Campos: O medo não pode ser maior que a paixão de vencer. Por isso, acredite no que você faz, nos seus objetivos. Gostaria de contar o apoio e participação de todos, diretoria e colaboradores, para que possamos alcançar com excelência os nossos objetivos e possamos fazer uma ótima Gestão.
DIRETORIA FEBRAC GESTÃO 2018 -2022
Presidente: Renato Fortuna Campos
Vice-Presidente Nacional: Rui Monteiro Marques
Vice-Presidente da Região Norte: Luiz Rodrigues Coelho Filho
Vice-Presidente da Região Nordeste: Fabiano Barreira da Ponte
Vice-Presidente da Região Centro–Oeste: Nilson Moreira Barbosa
Vice-Presidente da Região Sudeste: Marcos Nóbrega
Vice-Presidente da Região Sul: Avelino Lombardi
Diretor de Limpeza Urbana: José Carlos Roberto da Costa
Diretor de Controle de Pragas: Edgar Segato Neto
Diretor de Trabalho Temporário/Locação de Mão de Obra: Antônio José Rabello Ferreira
Diretor Secretário-Geral 1º: Ricardo Ortolan
Diretora Secretária-Geral 2º: Josiane Izabel da Rocha
Diretor Financeiro 1º: Edmilson Pereira de Assis
Diretor Financeiro 2º: Daniel da Silva Amado Felício
Diretor Social: Auro Ricardo Pisani Ferreira da Silva
Diretor de Relações Comerciais: Antônio Geraldo Perovano
Diretor Jurídico: Bruno Moreira Ferreira
Conselheiro Fiscal Titular: Agostinho Rocha Gomes
Conselheiro Fiscal Titular: Aguinaldo Rodrigues da Silva
Conselheiro Fiscal Titular: Hailton Couto Costa
Conselheira Fiscal Suplente: Daniela Roberta Duarte da Cunha
Conselheiro Fiscal Suplente: Fábio Andrade Santos
Conselho Fiscal Suplente: Valdinei Santana Amananjás
Delegado Representantes junto à CNC Titular: Ricardo Costa Garcia
Delegado Representantes junto à CNC Titular: Edgar Segato Neto
Delegado Representante junto à CNC Adjunto: Francisco Lopes de Aguiar
Delegado Representante junto à CNC Adjunto: Fábio Sandrini Baptista
Conselheiro Nacional do SESC Titular: Paulo César Baltazar Viana
Conselheiro Nacional do SESC Suplente: Lincoln Thiago de Andrade Bezerra
Conselheiro Nacional do SENAC Titular: Adonai Aires de Arruda
Conselheiro Nacional do SENAC Suplente: José William Câmara Ribeiro
Fonte: Assessoria de Comunicação Febrac- 12/7/208.