Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil consome, por ano, 120 milhões de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, mas, ao contrário de alguns países da Europa, dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão, não está preparado para descartar esse material que, frequentemente, é atirado em aterros sanitários. Pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros. Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio – substâncias podem contaminar o ar, a água e o solo. Por isso, a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) iniciou a campanha “Coleta de Lixo Eletrônico” com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de descartar de forma correta o lixo eletrônico para a preservação do meio ambiente.
Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Exemplos: monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas e impressoras.
“O lixo eletrônico é um problema no mundo todo. Temos que conscientizar os consumidores que há lugar adequado para o lixo eletrônico”, ressaltou o presidente da Febrac, Edgar Segato Neto
Promovida em parceria com os sindicatos estaduais associados dos Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, a ação está recebendo contribuições.
Mais informações, entre em contato com o sindicato associado em seu estado ou pela Febrac pelo telefone (61) 3327 – 6390, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.febrac.org.br.
Ação Nacional Febrac
A Coleta de Lixo Eletrônico faz parte da Ação Nacional Febrac que é formada por ações sociais, de sustentabilidade e inclusão social. Em todos os casos, os interessados podem fazer suas doações diretamente nos sindicatos filiados à Federação.
Neste sentido, Ação Nacional Febrac é dividida em seis fases:
1ª Fase – Sustentabilidade: Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental (concluída no dia 19 de setembro de 2015)
2ª Fase – Inclusão Social: Ato de Cidadania (concluída no dia 19 de setembro de 2015)
3ª Fase – Dia das Crianças: Campanha de doação de Brinquedos (concluída no dia 5 de outubro de 2015)
4ª Fase – Dia do Livro: Campanha de doação de livros/ material escolar (concluída no dia 16 de outubro de 2015)
5ª Fase – Limpeza das Escolas: Ano Novo, Escola Limpa (Período para doação: 19 de setembro a 15 de dezembro de 2015)
6ª Fase – Campanha: Coleta de Lixo Eletrônico (Período para doação: 19 de setembro a 19 de janeiro de 2016)
Fonte: Assessoria de Comunicação Febrac- 9/11/2015.