Home > Febrac > Febrac incentiva adoção de práticas sustentáveis de limpeza e conservação

Febrac incentiva adoção de práticas sustentáveis de limpeza e conservação

Com a tendência de construção de prédios sustentáveis, o segmento da chamada “limpeza verde” (green cleaning) ganha destaque. Diante deste cenário, a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) vem incentivando as empresas do segmento a utilizarem produtos de limpeza cada vez mais “verdes”, com o objetivo de criar um local de trabalho limpo, seguro e saudável de forma sustentável.

“A limpeza verde tradicional consiste em adotar produtos de limpeza menos tóxicos e práticas que visam melhorar a qualidade do ar, o que resulta em funcionários mais saudáveis e com menos faltas no trabalho”, explica o presidente da Febrac, Edgar Segato Neto.

A maior parte dos programas de “limpeza verde” se concentra na diminuição do uso de substâncias químicas de limpeza tóxicas. No entanto, um programa completo de ações “verdes” engloba a visão de um sistema que inclua todos os aspectos da produção de materiais de limpeza, desde o plano inicial de utilização dos materiais até o descarte desses materiais e a reutilização de todo o trabalho de manutenção nas instalações das empresas, incluindo equipamentos da cadeia de fornecimento. “Não se trata, portanto, de uma solução rápida, mas sim de melhoria contínua da limpeza verde como parte de um processo a longo prazo”, alerta Segato.

O presidente da Febrac informa que a entidade decidiu implementar um movimento capaz de acelerar a percepção e consciência de todos aqueles que estão envolvidos na melhoria da atuação do setor e criou o programa “Febrac Sustentável”.

Uma das ferramentas implementadas neste Programa é o Manual Febrac de Sustentabilidade, cujo objetivo é prover a todos os associados conhecimentos sobre o tema, recomendando assim, como adotar estas praticas nas empresas, entender a aplicação das leis em vigor no país, (em especial a Instrução Normativa nº 1 do Ministério do Planejamento e a lei dos resíduos sólidos) e iniciar a adaptação dos seus negócios e estas novas exigências.

Além disso, preocupado com o descarte incorreto de pilhas e baterias, a Febrac produziu e distribuiu as empresas do segmento o Porta Pilhas e Baterias. “Metais pesados nunca se degradam e, em contato com a umidade, calor e outras substâncias químicas, esses componentes tóxicos vazam contaminando o solo, a água, as plantas e os animais. Pensando nisso, a Febrac produziu uma caixinha para o depósito de pilhas e baterias usadas para o descarte correto nos Ecopontos de cada cidade. O Porta Pilhas é uma pequena ação que, se multiplicada, transforma-se em grande benefício para o nosso planeta”, ressalta o presidente Edgar Segato.

Outra atuação importante da Febrac em prol do meio ambiente ocorrer anualmente no Dia Mundial da Limpeza, que neste ano será realizado no dia 19 de setembro, e reunirá mais de dois mil voluntários entre empresários e profissionais do setor de limpeza e Conservação. A Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental é promovida em parceria com os Sindicatos Associados e, em oito anos, já recolheu mais de 200 toneladas de lixo e distribuiu mais de 30 mil mudas de plantas nativas.

Durante todo o dia, voluntários estarão envolvidos nos trabalhos de conservação que vão envolver corte de grama, reparos em calçadas e meio fio, pintura de canteiros, poda de árvores e limpeza com produtos biodegradáveis. Empresas parceiras aos Sindicatos disponibilizarão todo o maquinário e material necessários para garantir a qualidade da ação.

“A sustentabilidade é uma das maiores preocupações do momento do setor de Asseio e Conservação. A Ação de Cidadania é uma forma das empresas associadas darem exemplo para as demais da importância do uso consciente do meio ambiente e das técnicas de trabalho responsáveis. É uma forma também de ajudarmos a conscientizar a sociedade sobre a necessidade de valorizarmos e cuidarmos dos nossos espaços públicos”, afirmou o presidente da Febrac, Edgar Segato Neto.

A população poderá acompanhar o desenvolvimento do trabalho realizado nos locais onde será desenvolvida a Ação, participando do evento ao receber informações de conscientização ambiental por meio dos informativos e mudas de plantas, que serão distribuídas à população local ou plantadas no local onde está sendo realizado o evento.

A mobilização pretende agregar mais de mil empregados e empresários prestadores de serviços terceirizados, num esforço de conscientização ambiental em todo país e será realizada nos principais pontos turísticos ou escolas das capitais brasileiras.

Cidadania
Além das atividades envolvendo a limpeza e conservação do local escolhido para a realização da Ação Nacional Febrac, desde 2014, foi incorporado o recrutamento profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e que, ao final do programa, recebem do INSS um certificado que lhe garante esta condição.

Esta é uma oportunidade para mais de 44 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil conquistar um trabalho, e se estende também para as empresas que sentem dificuldade em contratar pessoas com deficiência, principalmente para cargos que não são administrativos.

As empresas do setor poderão apresentar ofertas de postos de trabalho para o cumprimento da cota de deficientes, tendo em vista, a baixa disponibilidade de candidatos para as funções básicas, como as de servente e faxineiro, bem como para as áreas administrativas. Para apoiar as empresas, os Sindicatos poderão realizar parcerias com associações e entidades voltadas para a inserção deste público no mercado.

“É uma oportunidade de ter contato direto com os empresários que procuram esses profissionais para a inclusão no mercado de trabalho”, comenta o presidente da Febrac.

No mercado formal, as pessoas com deficiência recebem todos os benefícios garantidos por lei para todos os trabalhadores, como plano de saúde, aposentadoria, FGTS, transporte e alimentação. No setor de serviços, essas pessoas têm ainda a oportunidade de aprender uma profissão, em centros de treinamentos especializados.

SERVIÇO

VIII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental

Data: 19 de setembro de 2015

Mais informações: [email protected] / (61) 3327-6390

Fonte: Assessoria de Comunicação da Febrac- 27/7/2015.

You may also like
Redução no adicional de insalubridade é válida se houver redução dos riscos
Brasília sedia primeira AGE da Febrac em 2019
Dados Estatísticos
25ª AGE da Febrac acontece em Brasília
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?