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Entidades se unem e lançam cursos online sobre abertura, alterações e baixa de empresas

Agilizar e desburocratizar os processos de abertura, alterações e baixas empresariais. Esse é o objetivo de uma série de vídeos de capacitação, destinados aos contadores, empresários e até servidores de instituições públicas, ligados à abertura de empresas, para informar sobre os procedimentos de registro empresarial realizados pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Ao todo, serão sete vídeos, com duração de uma hora cada, que serão lançados semanalmente, entre os meses de agosto e setembro, pelas entidades parceiras.

A ideia é que os vídeos tragam orientações sobre as principais etapas de um processo na Junta Comercial, com informações sobre abertura, alterações, registros, ou mesmo encerramento de empresas. “Essa ação é fruto de uma necessidade percebida pelas entidades licenciadoras, junta comercial e governo estadual. Nossa intenção é melhorar o ambiente de negócios no Paraná, por meio de ações que deem agilidade e desburocratizem os processos”, explica Luiz Marcelo Padilha, coordenador estadual de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PR.

Segundo Padilha, os vídeos são uma forma mais moderna e eficiente de esclarecer os trâmites dos serviços, com mais qualidade e eficiência para os contadores, empresários e servidores, que nem sempre têm disponibilidade de ir até as entidades para sanar dúvidas. “O objetivo principal é facilitar a vida de quem trabalha com esses serviços”, diz. A primeira aula está programada para o dia 2 de agosto, às 8h30, e o tema é “Sociedade Empresarial Limitada – procedimentos legais e práticos para abertura, alteração e baixa”.

Ardisson Akel, presidente da Junta Comercial do Paraná, afirma que o material em vídeo irá auxiliar os profissionais envolvidos com os contratos de registros de empresas a aperfeiçoarem a elaboração dos contratos que são enviados à autarquia e a compreender questões importantes que a dinâmica da legislação exige. “Já realizamos, em parceria com o Sebrae/PR, uma capacitação semelhante, sobre o Sistema Empresa Fácil. Hoje, nossos dados estão integrados com as informações de 206 municípios, do Estado e da União, justamente para dar agilidade aos processos. O curso é uma forma de darmos continuidade nesse aperfeiçoamento para os profissionais que precisam dos serviços”, analisa.

Valdir Pietrobon, vice-presidente da Jucepar e diretor da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), ressalta que as videoaulas serão mais um instrumento para beneficiar os contadores e todos os envolvidos em trâmites contratuais. “Quanto mais correto for o processo de elaboração dos contratos e documentações, haverá menos pendências a serem solucionadas e mais rapidez no retorno por parte da entidade, diminuindo o tempo de espera do empresário para dar andamento em sua atividade comercial”, observa.

A elaboração e produção do conteúdo informativo foi realizada em conjunto pelo Sebrae/PR, Jucepar, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio de Bens, Serviços de Turismo do Paraná (Fecomércio).

Presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke acredita que a produção dos materiais audiovisuais, juntamente com outras ações, vai simplificar e unificar os processos. “Hoje, cada relator interpreta o processo à sua maneira, e a unificação desses procedimentos é necessária e urgente. A vantagem é que o conteúdo pode ser acessado com mais comodidade, sem que os profissionais tenham que sair de suas empresas. Os resultados serão contratos mais bem elaborados, que sejam aprovados sem exigências, garantindo a agilidade dos serviços”, argumenta.

Os próximos vídeos serão sobre “Empresa Individual – procedimentos legais e práticos para abertura, alteração e baixa”, no dia 9 de agosto; “Eireli – procedimentos legais e práticos para abertura, alteração e baixa”, no dia 16; “Sociedade Anônima – procedimentos legais e práticos para abertura, alteração e baixa”, no dia 23; “Cooperativa e Armazéns Gerais – procedimentos legais e práticos para abertura, alteração e baixa”, no dia 30. No mês de setembro, estão programados os vídeos “Consórcio – procedimentos legais e práticos para abertura, alteração e baixa”, no dia 6; e o último será sobre “Microempreendedor Individual (MEI)”, no dia 13 de setembro, sempre às 8h30.

A capacitação será coordenada por profissionais experientes da área da contabilidade, vinculados às instituições parceiras. Os interessados poderão procurar as entidades para se inscreverem e receberem o link de acesso às aulas online ao vivo. Após a transmissão, o material também estará disponibilizado nos sites e redes sociais das entidades, em formato de gravação. Mais informações pela Central de Atendimento do Sebrae/PR, no telefone 0800 570 0800.

Fonte: Maxpress- 5/7/2016- http://fenacon.org.br/noticias/entidades-se-unem-e-lancam-cursos-online-sobre-abertura-alteracoes-e-baixa-de-empresas-809/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Press+Clipping+Fenacon+-+05+de+julho+de+2016

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