Home > Serviços > Construção civil gera oportunidade para setor de serviços

Construção civil gera oportunidade para setor de serviços

O sonho da casa própria se tornou realidade para muita gente devido ao crescimento da economia e do mercado da construção civil. Quando as etapas de fundação, estrutura e acabamento são concluídas, é comum encontrar na obra respingos de tinta, restos de papelão, gesso e muita poeira.

Antes de se instalar no imóvel, é necessário fazer uma limpeza para remover os restos de cimento, massa e tinta dos pisos, janelas e móveis. Profissionais especializados e equipamentos modernos são necessários para remover a sujeira sem danificar o imóvel.

Para construtoras, arquitetos e engenheiros, entregar ao cliente um projeto sujo desvaloriza o imóvel e ocasiona uma péssima impressão. “Se o cliente fizer a limpeza por conta própria, corre o risco de manchar o piso e ter esquadrias, metais e vidros riscados por não utilizar equipamentos e materiais adequados para a faxina”, comenta Edgar Segato Neto, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac).

Ainda segundo Segato, a limpeza pós-obra é diferente da limpeza comum e demanda profissionais qualificados. “Uma diarista é acostumada com a sujeira de fácil remoção. Na limpeza pós obra, o profissional de limpeza utiliza produtos e equipamentos específicos para cada situação”, comenta.

Alguns produtos são capazes de remover resíduos de cimento, argamassa e gesso em porcelanatos e cerâmicas. No entanto, o presidente da Febrac alerta sobre a escolha dos produtos. “A fórmula de alguns materiais podem manchar ou ofuscar o brilho das peças, por isso é importante que o profissional seja qualificado”, destaca.

Edgar Segato comenta ainda que a vantagem em relação à mão de obra informal é a qualidade do serviço final. “Uma diarista ou empregada doméstica, não terá os equipamentos e produtos químicos necessários para fazer a remoção das manchas de tinta, cimento e cola sem o risco de danos ao material”, afirma.

Fonte: Blog da Marcia; Clipping da Febrac- 19/11/2014.

You may also like
Confiança do setor de serviços cai 3,5 pontos em março ante fevereiro, diz FGV
Setor de serviços comemora os 30 anos da Fenavist
Secretário especial de Previdência e Trabalho realiza reunião com setor de serviços na Fundacentro
Volume de serviços no Brasil tem queda inesperada em janeiro