Home > Serviços > Artigo: Setor produtivo como aliado na crise

Artigo: Setor produtivo como aliado na crise

O setor de serviços, que mais emprega no Brasil hoje, é também o que mais fecha vagas. Em setembro, foram encerrados 33,5 mil postos no segmento, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somos um Brasil de 14 milhões de profissionais. É o setor mais humano da economia brasileira e, portanto, com o maior potencial de empregabilidade. Mas que vem lidando, neste momento de crise, com o crescente desemprego. Elenco dois grandes motivos: a alta carga tributária imposta pelo governo e a inadimplência dos contratantes dos nossos serviços.

A quantidade de tributos que recai sobre o empresariado de Serviços é um nó para a competitividade e para a produtividade brasileira. Quanto maior a carga, menor é a capacidade de investimento do setor privado.

Estamos em segundo lugar no ranking da América Latina com maior quantidade de tributos. O Brasil é um dos únicos do mundo em que se tributa investimento e exportações. É fundamental que tenhamos um sistema mais simples, com menos tributos e ampliação da base contributiva, que reduza o peso da carga tributária. É preciso desonerar a folha para elevar a competitividade e a eficiência.

Com esforço, pagamos impostos, garantimos o emprego, e qualificação de trabalhadores, sem qualquer incentivo, e ainda honramos a execução dos nossos serviços perante o maior contratante: o poder público. No entanto, precisamos lidar com a inadimplência deste poder, responsável pela contratação de 60% dos serviços de asseio e conservação. Nenhum empresário consegue se sustentar assim por tanto tempo e chega um momento em que é preciso dispensar funcionários. Diante disso, uma última pergunta surge como reflexão: em que momento o governo vai perceber que o setor produtivo, com grande potencial de empregabilidade, pode ser o principal aliado em tempos de crise?

Edgar Segato Neto
Pres. da Febrac, que reúne empresas de serviços de limpeza

Link: http://www.dci.com.br/opiniao/setor-produtivo-como–aliado-na-crise-id510286.html

Fonte: DCI; Clipping da Febrac- 19/11/2015.

You may also like
Confiança do setor de serviços cai 3,5 pontos em março ante fevereiro, diz FGV
Setor de serviços comemora os 30 anos da Fenavist
Secretário especial de Previdência e Trabalho realiza reunião com setor de serviços na Fundacentro
Volume de serviços no Brasil tem queda inesperada em janeiro
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?