Home > Febrac > Ação Nacional Febrac realizou ações sociais e ambientais em 10 estados

Ação Nacional Febrac realizou ações sociais e ambientais em 10 estados

Além das atividades envolvendo a limpeza e conservação, as empresas do segmento promoveram o recrutamento profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados.

Pelo 9º ano consecutivo, a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em conjunto com os Sindicatos Estaduais Associados, promoveu a Ação Nacional Febrac Limpeza Ambiental. O evento ocorreu em 10 estados, no dia 17 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Limpeza, com o objetivo de conscientizar a população de que devemos preservar o bem que é de todos.

O presidente da Febrac, Edgar Segato Neto, conta que a Ação Nacional é um evento que pretende conscientizar a população sobre causas sociais e ambientais. “Pretendemos, por meio deste trabalho, chamar a atenção da população para os cuidados que devemos ter com as áreas públicas, as quais todos desfrutamos. Além disso, a ação de recrutamento permite que as empresas apresentem suas ofertas de trabalho para os profissionais com deficiência com o intuito de promover a inclusão social e o cumprimento da lei de cotas”, destaca.

Confira as ações realizadas durante o dia.

Ceará

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seacec) e empresas filiadas realizaram uma ação de cidadania na Praça da Igreja Redonda, no bairro Parquelândia em Fortaleza. Na ocasião, dez empresas do setor e diversos trabalhadores voluntários fizeram a limpeza geral da praça, através de varrição, poda, plantio de mudas, irrigação das plantas e pintura do meio-fio.

Além das ações ambientas, o evento em Fortaleza contou com aferição de pressão e também com recrutamento profissional de pessoas portadoras de deficiência ou reabilitados cadastrados no INSS.

Goiás

Foram realizadas doação de materiais de apoio a crianças e jovens da Academia de Karatê e reforma de uma Associação de Pais de Excepcionais (Apae) de Aparecida de Goiânia. Empresas ligadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Goiás (Seac-GO) reformaram salas de aulas da instituição.

Mato Grosso do Sul

Em Campo Grande, empresas filiadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (Seac/MS) realizaram o recrutamento de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados pelo INSS para o mercado de trabalho. As vagas disponibilizadas foram para auxiliar de limpeza, auxiliar de jardinagem e assistente administrativo.

Minas Gerais

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte foi o palco, pelo quarto ano consecutivo, da Ação Nacional Febrac/Seac-MG, no último sábado dia 17. As atividades mobilizaram mais de 300 crianças e adultos no tema “Florescendo sustentabilidade e educação: escreva uma página nesta história”. A ação contou com a parceria da Kärcher, Bunzlchs, Empresa São Gonçalo, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Conservadora Predisul, Saneservis, Dedetizadora Insetan e Conserbrás.

As atividades começaram às 9hs, com a oficina de educação ambiental, pintura de painel, distribuição de livros de literatura infantil e a participação da contadora de histórias, Alessandra Nogueira. Participaram também o presidente do Seac-MG, Renato Fortuna Campos, e conselheiros administrativos. Em Belo Horizonte, o sindicato também está organizando a limpeza de uma creche e a implantação de um sistema para disponibilizar vagas de empregos, já em fase de elaboração.

Pará

Em Belém, a ação envolveu as vítimas de escalpelamento. Empresas do Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis, Trabalho Temporário, Limpeza e Conservação Ambiental do Estado do Pará (Seac-PA) realizaram uma ação de revitalização em dois lugares: no Espaço Acolher, da Fundação Santa Casa de Misericórdia, e na Ong dos Ribeirinhos Vítimas de Acidentes de Motor (Orvam).

Durante o evento, mudas de plantas também serão doadas para estimular a criação de áreas verdes e um cadastro de trabalhadores com deficiência será feito para que sejam encaminhados às empresas com vagas abertas.

Paraná

A 9ª Ação Nacional Febrac deste ano trouxe uma grande novidade para quem estava passeando no Museu Oscar Niemeyer, um dos mais bonitos cartões postais de Curitiba: a Olimpíada da Limpeza, organizada pela Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP). A Olimpeza que premiou profissionais e empresas do setor.

Durante o evento, o público também pode conferir a finalização da limpeza do anexo do Olho, da qual participaram profissionais especialistas em altura e em limpeza de vidros.

Ainda durante o evento, foi realizado o cadastramento de currículos de Pessoas com Deficiência para vagas exclusivas no setor. Cerca de 30 currículos foram cadastrados e 16 encaminhamentos para entrevistas de emprego realizados. A Central de Empregos da FACOP esteve no evento com 100 vagas destinadas a PCDs.

Pernambuco

Em Pernambuco, foi realizada caminhada ecológica e limpeza da Lagoa de Araça, em Recife. Além de empresários e trabalhadores do setor, a ação contou com a participação de estudantes das redes pública e privada, e de moradores do bairro da Imbiribeira.

As empresas filiadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Pernambuco (Seac-PE) plantaram mudas ao redor da lagoa. Também houve distribuição de cerca de 60 mudas de plantas nativas para os participantes.

Rio de Janeiro

A 9ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental no Rio de Janeiro teve apoio das empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ), que neste ano é parceira do Clean Up the World.

Durante o evento, foram distribuídos luvas e sacos de lixo recicláveis para a população participar. Mais de 300 voluntários se envolveram com a ação de limpeza ambiental nas praias de Copacabana e Ipanema, recolhendo um total de 1 tonelada de lixo das areias.

Também foi realizado o Ato de Cidadania, com a participação de empresas associadas ao Seac-RJ que ofereceram oportunidades para ascensorista, administrativo, portaria, recepção e auxiliar de serviços gerais. Em todo o estado, há cerca de cinco mil vagas disponíveis para pessoas com deficiência.

Rio Grande do Norte

Em Natal, as diversas empresas que compõem o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizados do RN (Sindprest/RN) realizaram ação de recuperação e limpeza do Parque das Dunas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN)

Como forma de ampliar o alcance social do ato de cidadania, as empresas, na ocasião, também mobilizaram suas equipes de RH para recrutamento profissional pessoas com deficiência.

Sergipe

Em Sergipe, Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe (Seac-SE) promoveu uma ação de limpeza, conservação, ambientação, poda de árvores e paisagismo da Praça Carlos Hardman, no bairro Luzia, que contou com a participação de 80 voluntários participaram do ato, entre empresários e trabalhadores do setor.

As empresas ligadas ao sindicato também realizaram ação de recrutamento profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA – FEBRAC- 27/9/2016.

You may also like
Redução no adicional de insalubridade é válida se houver redução dos riscos
Brasília sedia primeira AGE da Febrac em 2019
Dados Estatísticos
25ª AGE da Febrac acontece em Brasília