Ocorreu, no último dia 27, a inauguração do novo Fórum Trabalhista da cidade de Mauá-SP. Localizado na Rua Manuel Pedro Júnior, 298, na Vila Bocaina, o edifício abrigará, além das duas secretarias já existentes, a recém-criada 3ª Vara Trabalhista, que operará exclusivamente pelo sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).
O novo prédio está na região central da cidade e possui instalações com todos os equipamentos necessários à acessibilidade, três salas de conciliação, sala de advogados mais ampla, além do mobiliário ergonômico produzido dentro do padrão utilizado pelo Tribunal Regional Trabalho da 2ª Região.
A presidente do TRT-2, desembargadora Maria Doralice Novaes, destacou a importância da data que, além de iniciar as atividades de mais uma vara do trabalho na localidade, serviu para inserir todas as unidades do fórum no sistema do PJe-JT.
Para demostrar o impacto da mudança, a magistrada lembrou que, segundo estimativas, dois terços da demora de um processo em papel são gastos com atividades não intelectuais e, com a automação do processo eletrônico, esses profissionais serão direcionados a atividades decisórias. “Será equivalente, segundo estimativas, a acrescer 100 mil servidores ao Judiciário”, enfatizou.
Em sua exposição, a diretora do fórum e titular da 2ª Vara Trabalhista, juíza Patrícia Cokeli Seller, salientou que o município necessitava da instalação da nova vara, em razão do número crescente de demandas trabalhistas e do aumento do número de empregos, uma vez que a cidade conta com um grande polo petroquímico e um parque industrial em expansão. “A criação desta nova vara irá contribuir na redução de tramitação processual, bem como na qualidade da prestação jurisdicional, frente à grande quantidade de processos existente”, afirmou.
O município de Mauá, pertencente à região do ABC paulista, é o 20º PIB do estado de São Paulo, sendo que um terço de sua extensão é ocupado pela área industrial, e é o 10º colocado em população, com 444 mil habitantes, estando entre as 50 cidades mais populosas do país.
Fonte- TRT-SP- 30/6/2014.