Home > FGTS > TR faz parte de medidas de combate à inflação, diz AGU

TR faz parte de medidas de combate à inflação, diz AGU

A Advocacia-Geral da União entregou parecer ao Supremo Tribunal Federal para defender o uso da TR como índice de correção do rendimento do Fundo de Garantia (FGTS). A manifestação da AGU foi entregue na segunda-feira (14/4) em Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo partido Solidariedade (SDD) para questionar o mecanismo de correção do rendimento do FGTS.

O partido reclama que a TR, por lei, rende abaixo da inflação. No entendimento da legenda, a correção do FGTS em índices menores do que a alta de preços anual viola o direito de propriedade, o direito ao fundo de garantia por tempo de serviço e a moralidade administrativa, todos princípios constitucionais. De acordo com a argumentação do Solidariedade, o fato de o FGTS não ser corrigido de acordo com a inflação gera distorções, já que o dinheiro do fundo não rende de acordo com o reajuste de preços.

No entanto, segundo o parecer da AGU, a TR é uma taxa criada em meio a um conjunto de medidas de política econômica de combate à inflação. O artigo 1º da Lei 8.177/1991, que estabelece o parâmetro para o cálculo da TR, uma das questionadas pelo SDD, diz que é papel do Banco Central divulgar a taxa, calculada a partir da remuneração mensal média líquida de impostos, dos depósitos a prazo fixo captados nos bancos e títulos públicos.

Segundo a AGU, até a vigência da Lei 8.036/1990, a atualização dos saldos dos depósitos das cadernetas de poupança era feita por índices que refletiam a inflação. A TR, portanto, sequer existia, segundo o órgão.

Foi com a edição da Lei 8.177/91 que a atualização dos saldos passou a ser calculada pela TR. O objetivo era fazer uma previsão de inflação futura e evitar que os contratos fossem corrigidos refletindo a inflação do mês anterior. Essa medida foi adotada para combater a hiperinflação que se abatia sobre o Brasil na década de 1980.

A interpretação da AGU, portanto, é a de que o uso da TR não se restringe ao FGTS. Faz parte de um complexo sistema macroeconômico equilibrado por meio de leis. O órgão afirma que, ao contrário do que alega o partido, a TR é o índice oficial de remuneração da caderneta de poupança e de correção dos contratos do Sistema Financeiro de Habitação, por exemplo.

Uma das finalidades da taxa, segundo cita a AGU, é servir como instrumento de garantia ao trabalhador em caso de quebra do vínculo empregatício e fomentar políticas públicas por meio do financiamento de programas de habitação popular, de saneamento ambiental e infraestrutura urbana.

Outras opiniões
O relator da ação que discute o uso da TR para correção do FGTS é o ministro Luis Roberto Barroso. Em despacho, ele oficiou, além da AGU, também o Senado e a Presidência da República para se manifestar no caso.

Em resposta, o Senado defendeu a constitucionalidade das normas contestadas pelo Solidariedade. O argumento é o de que o FGTS possui regime jurídico específico, de modo que “nas contas vinculadas ao FGTS os titulares, como sujeitos de direito futuro, têm direito à manutenção monetária de acordo com os patamares legitimamente definidos pelo legislador”.

Também argumentou que o pedido do Solidariedade vai além da competência do Supremo. Isso porque o partido pede que o tribunal defina a forma de correção dos saldos do FGTS. No entendimento do Senado, isso faria com que o Supremo Tribunal Federal agisse como legislador, ofendendo o princípio da separação dos poderes.

A Presidência da República concorda com o Senado. Afirmou que o FGTS é uma “poupança compulsória dos trabalhadores” que serve para socorrê-los em caso de necessidade, “e não um crédito que precise ser corrigido monetariamente conforme a inflação”.

E foi mais além. A Presidência afirma que a substituição da TR por índices inflacionários já foi motivo de projeto de lei no Senado. E, depois de parecer da Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto foi arquivado. De acordo com o parecer da Presidência entregue ao STF, o Senado entendeu que “ficou consignado os nefastos efeitos na alteração, nomeadamente, para o financiamento habitacional para a população de baixa renda com recursos do FGTS”.
ADI 5090

Fonte: Revista Consultor Jurídico; Clipping da Febrac- 16/4/2014.

You may also like
Decreto reduz representantes de trabalhador e empregador no Conselho do FGTS
O que é GRFGTS? Entenda as principais mudanças no recolhimento do FGTS no eSocial
Líder do governo quer mais debate sobre mudanças em saque do FGTS
Resgate do FGTS para quitar dívida de imóvel está na pauta da CAE