No total, 33 estruturas foram vistoriadas até agora. Vistorias preliminares foram feitas após viaduto da Marginal Pinheiros ceder em 2018.
A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira (5) uma lista com 16 pontes e viadutos que precisam de perícia completa emergencial para identificar o risco de colapso. Metade está localizada na Zona Oeste da cidade. A lista foi concluída após vistoria de 33 estruturas na cidade e o número atualizado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras no final da tarde desta terça-feira (5).
Há um prazo de até 4 meses, a partir da emissão da ordem de serviços, para que esses laudos fiquem prontos.
Uma análise preliminar das estruturas começou a ser feita após o viaduto da Marginal Pinheiros próximo ao Parque Villa-Lobos ceder, em novembro do ano passado. Um grupo de trabalho da Prefeitura definiu que, para as estruturas com nota de avaliação inferior ou igual a 2, seriam feitas “contratações emergenciais de inspeções especiais”.
Essas inspeções servirão para avaliar o “grau de risco existente” em cada estrutura e que intervenções são necessárias.
No primeiro lote foram 11 vistorias, das quais em oito já foi dada ordem de serviço para a realização, por emergência, dos laudos estruturais:
• Ponte Casa Verde
• Jânio Quadros
• Bandeiras
• Freguesia do Ó
• Cruzeiro do Sul
• Tatuapé
• Ponte Dutra – acesso Expressa
• Ponte Dutra – acesso Marginal
Para as pontes do Limão e Aricanduva, além do viaduto General Milton Tavares, será feita licitação pública para contratação dos trabalhos.
Na quinta-feira (1º) foram publicadas no Diário Oficial da Cidade de São Paulo seis novas contratações emergenciais para empresas realizarem as radiografias das seguintes estruturas:
• Ponte Eusébio Matoso
• Cidade Universitária
• Cidade Jardim
• Viaduto Gazeta do Ipiranga
• Grande São Paulo
• General Olímpio da Silveira
Estas obras integram o segundo lote de 13 vistorias visuais, das quais os laudos de sete viadutos serão contratados por meio de licitação pública. São eles: Pacheco Chaves, Paraíso, Pedro de Toledo, Alcântara Machado, General Euclides Figueiredo, Comendador Elias Nagib Breim e Engenheiro Alberto Badra.
Um novo lote com nove vistorias ficou pronto nesta terça-feira e dois viadutos devem ser vistoriados com emergência: com os seguintes viadutos:
• Naor Guelfi
• Miguel Monfarrej
Os demais serão contratados por licitação: Carlos Ferraz, Brigadeiro Luís Antonio, General Marcondes Salgado, Jabaquara, João Julião da Costa Aguiar, Major Quedinho e Washington Luis
A gestão municipal afirma que chegou a tal número desde que começou a vistoriar as estruturas da cidade após o viaduto Marginal Pinheiros, em frente ao Parque Villa-Lobos, ceder em novembro do ano passado.
No final do mês passado, o Tribunal de Contas do Município (TCM) atendeu um pedido da Prefeitura e flexibilizou as regras para a contratação emergencial de empresas para a vistoria de todas as 185 pontes e viadutos da cidade.
Segundo o relatório, a pior situação é do Viaduto Fazenda do Ipiranga, que liga a Rua das Juntas Provisórias com a Avenida do Estado. O SP1 constatou uma abertura que cabe o pé de um adulto entre duas placas do viaduto.
O SP1 também visitou o Viaduto Grande São Paulo nesta terça e constatou que há uma grande rachadura na lateral, que dá para ver as ferragens e uma grande infiltração de água. Na calçada, uma cratera bem profunda, com muito lixo acumulado. O viaduto foi atingido por um incêndio nos anos 2000 e do lado debaixo, onde o fogo se concentrou, o concreto ainda está se desmanchando.
Na Ponte Cidade Universitária, os engenheiros da Prefeitura encontraram problemas na armadura de ferro e no revestimento de concreto, causado pelos caminhões com excesso de altura que acabam batendo na parte mais baixa da estrutura.
Interdições
No dia 23 de janeiro, a gestão municipal interditou a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê.
A alça de acesso fica na pista sentido Rodovia Ayrton Senna. A interdição foi feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) após vistoria apontar rompimento de uma viga de apoio da estrutura num pilar.
Na ocasião, a Prefeitura afirmou que o problema é semelhante ao ocorrido no viaduto da Marginal Pinheiros que cedeu em novembro do ano passado. “No entanto a estrutura não cedeu e o pilar está preservado”, dizia comunicado.
Além de levar ao Rio de Janeiro, a Dutra é utilizada por motoristas que vão ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Fonte- G1- 5/2/2019- https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/02/05/oito-pontes-e-viadutos-de-sp-precisam-de-pericia-completa-por-risco-de-colapso.ghtml