Home > FGTS > Contribuição social de empregadores sobre FGTS é destaque no Informativo de Jurisprudência

Contribuição social de empregadores sobre FGTS é destaque no Informativo de Jurisprudência

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulga nesta quarta-feira (2) o Informativo de Jurisprudência número 606. A equipe responsável pelo produto destacou duas das diversas teses dessa edição.

A primeira estabelece que casos de interesses personalíssimos como a intimidade, a privacidade e o sigilo bancário dos substituídos não podem ser abarcados pelo exercício da legitimação extraordinária, conferida para tutelar direitos individuais homogêneos em ação civil pública.

FGTS

A segunda tese destacada estabelece que, para os optantes do Simples Nacional, é legítima a cobrança da contribuição social ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) prevista no artigo 1º da Lei Complementar 110/2001.

O dispositivo institui a contribuição de 10% por parte dos empregadores, em caso de despedida do empregado sem justa causa, sobre o montante de todos os depósitos devidos durante vigência de contrato de trabalho, referentes ao FGTS.

Conheça o Informativo

O Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de especial relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.

Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do menu no alto da página. A pesquisa de Informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou por ramo do direito.

Fonte- STJ- 2/8/2017.

You may also like
Decreto reduz representantes de trabalhador e empregador no Conselho do FGTS
O que é GRFGTS? Entenda as principais mudanças no recolhimento do FGTS no eSocial
Líder do governo quer mais debate sobre mudanças em saque do FGTS
Resgate do FGTS para quitar dívida de imóvel está na pauta da CAE
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?