TRT-2 reúne esforços para que patrões e empregados solucionem seus conflitos por meio de acordo.
O prazo para inscrição de processos termina no próximo dia 10. O evento será entre os dias 5 e 9 de novembro
A XIII Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de justiça, do trabalho e os federais, será realizada entre os dias 5 e 9 de novembro deste ano. O objetivo do evento é promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito.
No âmbito do Tribunal Regional do trabalho da 2ª Região (TRT-2), a Semana da Conciliação foi regulamentada pelo Provimento GP/CR nº 06/2018-
http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/Normas_Presid/Provimentos/2018/GPCR_06_18.html
e ficará sob a responsabilidade do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT2).
Serão incluídos em pauta de audiência os processos com potencial conciliatório, por iniciativa do juízo, em decorrência de inscrição realizada pelas partes ou mesmo por iniciativa dos Cejuscs-JT.
A inscrição de processos pelas partes deve ser realizada entre os dias 1º e 10 de outubro, na página do Tribunal (www.trtsp.jus.br), pelo ícone “Quero Conciliar”, localizado na área de acesso rápido. Nessa edição do evento, advogados ou partes também podem inscrever listas de processos pelo e-mail [email protected], indicando a numeração integral dos processos e o nome das partes envolvidas.
Nesses casos, as audiências serão realizadas pelos Cejuscs-JT, de acordo com as circunscrições em que tramitam os feitos. Hoje, a Justiça do Trabalho de São Paulo conta com sete centros de conciliação, localizados nas cidades de São Paulo (Fóruns Ruy Barbosa, da Zona Leste e da Zona Sul), Santo André, Cubatão, Guarulhos e Barueri. As varas do trabalho também realizarão audiências de conciliação.
Resultados positivos em 2017
No ano passado, a 12ª Semana de Conciliação proporcionou, no âmbito do TRT-2, resultados expressivos. De acordo com a Assessoria Estatística e de Gestão de Indicadores do Tribunal, a soma total dos valores homologados alcançou R$ 77.103.726,72. Num total de 16.696 audiências realizadas, foram homologados 4.686 acordos.
Já no âmbito das três Justiças (Estadual, Federal e Trabalhista), estatísticas do CNJ apontam que, em 2017, quase 40% das audiências realizadas resultaram em conciliação. O valor total dos acordos homologados ultrapassou R$ 1,58 bilhão. Foram cerca de 757 mil pessoas atendidas.
Fonte- TRT-SP- 2/10/2018.