O Sistema de Gestão de Pessoas (Sigep) foi originado no próprio TRT da 2ª Região, que coordena atualmente a implantação em todos os demais tribunais trabalhistas do país, sendo que todos já estiveram na capital paulista para conhecer e aprender a utilizar o programa.
A ferramenta propicia melhorias em inúmeras atividades administrativas centralizando todas as informações funcionais do quadro de magistrados e servidores de cada tribunal, além de padronizar e otimizar procedimentos.
Já o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) será obrigatório para empresas a partir de janeiro de 2017 e para órgãos públicos a partir de janeiro de 2018. Trata-se de sistema para entrega de declarações relativas às obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relacionadas a pessoal. Com isso, é possível concentrar as informações em um banco de dados nacional, que estará disponível para instituições e órgãos públicos, como a Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social.
O TRT da 2ª Região é pioneiro no processo de consolidação do uso do sistema, sediando em agosto último o 1º Seminário do eSocial para órgãos públicos com a participação de servidores de todo o país.
Fonte- TRT-SP- 28/9/2016.