Proposta foi do ministro Noronha, presidente do Tribunal.
O ministro João Otávio de Noronha, presidente do STJ, propôs à Corte Especial nesta quarta-feira, 20, que a partir do segundo pedido de vista em determinado julgamento ele o seja de forma coletiva para todos.
A proposta foi feita após a retomada do julgamento de uma série de processos que estavam com vista ao ministro Herman Benjamin. Em tom de brincadeira, Noronha parabenizou o colega por “purgar sua mora” e estar, agora, rigorosamente em dia com os prazos de pedidos de vista.
O ministro lembrou que há processos com vista há três ou até mesmo quatro anos. A proposta, assim, busca acelerar os julgamentos; “com isso a Corte desempenha melhor seu papel. A Corte vai ganhar muito em termos de celeridade”, afirmou S. Exa.
A propósito, o ministro Noronha anunciou em outubro último que a partir de dezembro iria chamar automaticamente os processos cujos prazos para pedidos de vista já tenham expirado, independentemente da devolução da vista. A medida foi anunciada após o ministro ser procurado por diversos advogados com reclamações acerca da demora nos julgamentos.
Conforme ficou acertado durante a sessão, a prática da vista coletiva já vai entrar em vigor na Corte Especial. O ministro Mauro Campbell, presidente da Comissão de Regimento Interno, ficará encarregado de tomar as providências para a aprovação da emenda regimental acerca do tema.
Fonte- Migalhas- 20/2/2019- https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI296680,61044-STJ+vai+adotar+vista+coletiva+a+partir+do+segundo+pedido+nos