Home > INSS2018 > Regra 85/95 terá acréscimo de um ponto a partir de 31 de dezembro

Regra 85/95 terá acréscimo de um ponto a partir de 31 de dezembro

A fórmula 85/95, utilizada para a aposentadoria por tempo de contribuição, está prestes a mudar. A partir de 31 de dezembro, as somas da idade e do tempo de contribuição terão acréscimo de um ponto, passando a serem consideradas como 86/96.

Ou seja, a partir da data, só poderão optar pela ausência de incidência do fator previdenciário no cálculo da aposentadoria os segurados no qual a soma da idade e do tempo de contribuição for igual a 86 pontos para mulher e 96 pontos para homem na data do requerimento.

De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a mudança está de acordo com artigo 29-C da Lei 8.213 de 1991, que prevê que as somas terão acréscimos de um ponto em dezembro deste ano, de 2020, 2022, 2024 e 2026.

O advogado previdenciário João Badari, sócio do Aith, Badari e Luchin Advogados, explicou que a medida estava prevista. A soma do cálculo deve atingir 90/100 em 2027, ou seja, há nova transição aplicada em cada um dos anos citados.

“A aplicação do fator previdenciário prejudica o valor do benefício. Esta regra suaviza a incidência”, afirmou o especialista.

A utilização da fórmula é opcional para o cálculo da aposentadoria, porém, é recomendada pelos especialistas para conseguir remuneração mais vantajosa. Pelas regras atuais, não existe idade mínima para se aposentar.

O INSS também lembra que quem atinge os requisitos do 85/95 até o dia 30 de dezembro têm o seu direito adquirido com a pontuação, ou seja, poderão pedir a aposentadoria em qualquer momento, mesmo após a data.

“Muitas pessoas acabam tendo dúvidas, principalmente relacionadas à reforma da Previdência, que está em discussão. Mesmo se isso acontecer, quem completou os requisitos do 85/95 no momento posterior tem o direito adquirido. As condições para a aposentadoria precisam estar preenchidas hoje. Se mudarem a partir de amanhã, o que vale é que estavam preenchidos hoje”, explicou João Badari.

Para calcular o benefício, o segurado pode consultar os valores por meio de ferramenta pública no site do INSS (www.inss.gov.br).

21/11/2018

Fonte- https://www.dgabc.com.br/Noticia/2980458/regra-85-95-tera-acrescimo-de-um-ponto-a-partir-de-31-de-dezembro

You may also like
Portaria autoriza antecipação de honorários periciais em ações do INSS
Saiba acertar no pedido da aposentadoria por idade
Segurados da Previdência já podem consultar calendário de pagamento de 2019
INSS firma convênio com a Alemanha na área de segurança e saúde no trabalho