Home > INSS2018 > INSS firma convênio com a Alemanha na área de segurança e saúde no trabalho

INSS firma convênio com a Alemanha na área de segurança e saúde no trabalho

Objetivo da parceria fechada com o Seguro Social Alemão é trocar informações e criar mecanismos para aperfeiçoar a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Edison Garcia, firmaram parceria com o Seguro Social Alemão de Acidente de Trabalho (Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung – DGUV), na área de segurança e saúde no trabalho.

O objetivo da cooperação técnica é trocar informações e criar mecanismos para aperfeiçoar a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes e, quando eles ocorrerem, garantir uma reabilitação mais rápida. O acordo contará ainda com a participação da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social. A assinatura do Convênio Interinstitucional e do Plano de Trabalho ocorreu nesta sexta-feira (30), em Berlim, na Alemanha.

O documento prevê o desenvolvimento de estudos, pesquisas e análises de reintegração do segurado do INSS ao mercado de trabalho, com foco no processo de reabilitação profissional. Segundo Beltrame, o principal objetivo da parceria é reinserir o trabalhador no mercado de forma rápida e efetiva. “Será uma troca intensa de experiências, buscando aperfeiçoar o sistema do Brasil tanto de prevenção de acidentes de trabalho quanto da reabilitação daquelas pessoas acidentadas”, destacou.

O convênio terá ainda a participação da Federação das Indústrias de Santa Catarina. O Estado já está desenvolvendo um projeto na área de reabilitação profissional e será o piloto da experiência brasileira. “Também já está acertado acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que será o responsável pelo monitoramento sob a ótica econômica do resultado dos programas de reabilitação”, explicou o presidente do INSS, Edison Garcia.

Representando a Alemanha, quem assinou o convênio foi o diretor-geral do DGUV, Joachim Breuer. Para ele, muito além da reabilitação, é preciso também discutir a prevenção de acidentes e criar melhores condições de trabalho. “Me alegro com a perspectiva de trabalharmos pelos mesmos objetivos. Afinal, com uma reabilitação bem-sucedida, em 99% dos casos os segurados podem voltar ao trabalho”, ressaltou ele.

A previsão é que a parceria aconteça por três anos, podendo ser prorrogada caso haja interesse das partes.

Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS
(61) 2030-1505 / 9.9229-6773

www.mds.gov.br/area-de-imprensa

30/11/2018

Fonte- https://www.inss.gov.br/inss-firma-convenio-com-a-alemanha-na-area-de-seguranca-e-saude-no-trabalho/

You may also like
Portaria autoriza antecipação de honorários periciais em ações do INSS
Saiba acertar no pedido da aposentadoria por idade
Segurados da Previdência já podem consultar calendário de pagamento de 2019
A partir de 1/12, entrega de documentação complementar será com agendamento