Home > FGTS > Por ter destino diferente do criado, multa por demissão é suspensa

Por ter destino diferente do criado, multa por demissão é suspensa

Por entender que a multa rescisória do FGTS prevista na Lei Complementar 110/2001, paga pelo empregador quando demite empregado sem justa causa, já cumpriu a sua finalidade e que a verba hoje é aplicada para outros fins, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que a Fazenda Nacional deixe de cobrar a contribuição de uma empresa mineira.

O pedido de tutela antecipada foi feita pelo advogado Augusto Fauvel. Na ação, ele argumentou que houve desvio de finalidade da contribuição, “o que implica em verdadeira ilegalidade”. Segundo ele, o esgotamento da finalidade inicial foi comprovada pela presidente Dilma Roussef no veto do Projeto de Lei Complementar 200/2012, que extinguia a multa. Na ocasião, a presidente justificou o veto alegando que a extinção da contribuição impactaria o desenvolvimento do Programa Minha Casa Minha Vida.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Jirair Aram Meguerian deu razão aos argumentos da empresa. Ele lembrou que há no Congresso Nacional outro projeto de lei que altera o destino da multa para o Programa Minha Casa Minha Vida. No entanto, o projeto ainda não foi aprovado.

“Parece não haver dúvidas quanto ao fato de que os motivos que ensejaram a instituição do tributo não existem mais, conforme se observa do Projeto de Lei Complementar vetado pela Presidência da República e das razões do veto presidencial, que deixam claro a sua
destinação para fins outros que aquela prevista na legislação de regência”, afirmou ao deferir o pedido de antecipação de tutela, suspendo a exigibilidade da contribuição.

Clique aqui para ler a decisão:
http://s.conjur.com.br/dl/decisao-multa-rescisoria-suspensa.pdf

Fonte: Revista Consultor Jurídico; Clipping da Febrac- 24/2/2015.

You may also like
Decreto reduz representantes de trabalhador e empregador no Conselho do FGTS
O que é GRFGTS? Entenda as principais mudanças no recolhimento do FGTS no eSocial
Líder do governo quer mais debate sobre mudanças em saque do FGTS
Resgate do FGTS para quitar dívida de imóvel está na pauta da CAE
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?