Home > STJ > Pesquisa Pronta aborda responsabilidade de estabelecimento em casos de assalto a cliente

Pesquisa Pronta aborda responsabilidade de estabelecimento em casos de assalto a cliente

Direito civil

É dever de estabelecimentos como shoppings e hipermercados zelar pela segurança de seu ambiente, de modo que não há falar em força maior para eximi-los da responsabilidade civil decorrente de assaltos aos consumidores.

Direito administrativo

Ao analisar os requisitos para a matrícula de criança na primeira série do ensino infantil e fundamental, alguns precedentes do tribunal demonstram não haver ilegalidade no estabelecimento de corte etário.

Direito bancário

A Terceira Turma do STJ decidiu que o montante da indenização devida pelo Fundo Garantidor de Créditos deve observar a limitação imposta na norma do Conselho Monetário Nacional vigente à data da intervenção ou da liquidação da instituição financeira, o que ocorrer primeiro.

Direito processual civil

É impenhorável o imóvel de sócio se ele constitui bem de família, ainda que dado em garantia de empréstimo concedido à pessoa jurídica, visto que a regra protetiva, de ordem pública, aliada à personalidade jurídica própria da empresa, não admite presumir que o mútuo tenha sido concedido em benefício da pessoa física.

Direito previdenciário

A jurisprudência do STJ entende que, havendo alteração nas regras do plano de benefícios, apenas os participantes que preencheram os requisitos necessários para a aposentadoria, antes da mudança do regime jurídico, têm direito de ter os benefícios de complementação calculados com observância das regras anteriores.

Sempre disponível

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Basta acessar Jurisprudência > Pesquisa Pronta a partir do menu na barra superior do site.

Fonte- STJ- 26/9/2018.

You may also like
Prazo para recorrer de decisão proferida após expedição da citação é contado da juntada do mandado
Segunda Turma mantém condenação de empresa por venda privilegiada de ingressos e taxa de conveniência
Segunda Seção decide que lei de 2018 não será aplicada na solução de repetitivos sobre atraso na entrega de imóvel
STJ segue decisão do Supremo contrária à desaposentação