Home > Serviços > Perfil econômico migra da indústria para o setor de serviços

Perfil econômico migra da indústria para o setor de serviços

Citada frequentemente por ser a capital do maior parque industrial do País, São Paulo tem cada vez menos indústrias. Assim como em outras metrópoles, fábricas dão espaço ao comércio e, principalmente, aos serviços, em uma tendência que só se acentua.

Esse processo, iniciado nos anos 50, se consolidou nas últimas décadas. As indústrias estão em cidades próximas, como é o caso das montadoras que se estabeleceram na região do Grande ABC e até em outros estados, como a Fiat, em Betim (MG), e a Ford, em Camaçari (BA).

O movimento é ainda mais perceptível entre as micro e pequenas empresas. De acordo com dados de 2014 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), há 746.359 MPEs no município de São Paulo, sendo 53% delas do setor de serviços e apenas 13% do industrial.

Para especialistas, essa movimentação é considerada um avanço. Isso porque a diversificação das atividades colabora para o desenvolvimento econômico. “É um bom sinal”, afirma Luiz Alberto Machado, membro do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

O consultor financeiro André Massaro diz que esse é um processo natural no mundo todo. “É mais difícil manter uma cultura industrial nas grandes cidades em função dos custos e das restrições ambientais.”

Machado, do Cofecon, destaca que os segmentos da chamada economia criativa, ligada à cultura e à produção de conhecimento, estão em alta na cidade. É um conceito semelhante ao da economia colaborativa, que engloba tudo o que pressupõe o compartilhamento de informações e atividades entre diferentes agentes.

Uma pesquisa do Movimento Cidade Colaborativa no ano passado identificou 100 projetos de compartilhamento disponíveis no município de São Paulo. As ações envolviam dez categorias: cultura (15 projetos), mobilidade (13), consumo (11), serviços (10), trabalho e coworking (10), educação (9), meio ambiente (8), alimentação (6), moradia (5) e ONGs e poder público (13).

Postado em 25/01/2016 – Fonte: DCI – SP-

http://52.22.34.177/noticias/perfil-economico-migra-da-industria-para-o-setor-de-servicos-190/

You may also like
Confiança do setor de serviços cai 3,5 pontos em março ante fevereiro, diz FGV
Setor de serviços comemora os 30 anos da Fenavist
Secretário especial de Previdência e Trabalho realiza reunião com setor de serviços na Fundacentro
Volume de serviços no Brasil tem queda inesperada em janeiro