Home > RJ > Novo imposto estadual de serviços é suspenso pelo TJ-RJ

Novo imposto estadual de serviços é suspenso pelo TJ-RJ

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, via liminar, a Taxa Única de Serviços Tributários da Receita Estadual. O relator, desembargador Camilo Ribeiro Ruliere, foi acompanhado por todos os demais desembargadores do órgão, exceto um. A decisão vale para todas as empresas do Estado. Três entidades impetraram representações diretas de inconstitucionalidade contra a lei: Fecomércio, Firjan e Federação da Câmara de Dirijentes e Lojistas. A primeira, da Fecomércio, foi ajuizada no dia 29 de janeiro.

A taxa serviria para custear a Receita Estadual, e a cobrança era feita com base no total de saídas ou no número de documentos fiscais emitidos pela empresa. Havia seis faixas de pagamento, cada uma com um valor maior. Valia o número que se encaixasse na maior faixa.

O principal argumento do relator foi de que a taxa era inconstitucional pois não representava uma contraprestação de serviço, já que ela era cobrada independentemente de a Receita ter realizado qualquer tarefa.

Os críticos apontam que a lei punia os pequenos comerciantes, que vendem muitos itens de baixo preço. Por exemplo: uma empresa que venda cem produtos e fature R$ 2 milhões se encaixaria na faixa um. Mas outra que venda 6.001 produtos a um real cada, faturando R$ 6.001, entraria na categoria 2, recolhendo o dobro da faixa anterior.

Fonte- http://oglobo.globo.com/economia/novo-imposto-estadual-de-servicos-suspenso-pelo-tj-rj-18969098

You may also like
Rio deixa de exigir certidão para escritura de imóvel
Governo quer usar tributo sobre salário para pagar intervenção no Rio
Empresa que tem contrato com órgão do Rio deve cumprir normas de compliance
Lei da terceirização amplia mercado de faciliteis no RJ
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?