Home > TRT-SP > Nova sede do Fórum de Cubatão é inaugurada e integrada ao sistema PJe-JT

Nova sede do Fórum de Cubatão é inaugurada e integrada ao sistema PJe-JT

Nessa quarta-feira (09), às 15h, ocorreu a cerimônia de inauguração do novo prédio do Fórum Trabalhista da comarca de Cubatão. Situado na rua José Maria Ruivo, 125, Jd. Casqueiro, o edifício possui instalações mais amplas, integradas ao sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) e com todos os equipamentos necessários para oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, como rampas de acesso, elevadores, estacionamento e piso tátil. O efetivo atendimento começará a partir da próxima segunda-feira (14).

O antigo edifício não dispunha de condições acessíveis, tinha um espaço útil bem menor e apenas um elevador pequeno atendia os seus sete andares. Além desses fatores, não havia capacidade de rede para instalar o cabeamento necessário à implantação do PJe-JT.

Além da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), desembargadora Maria Doralice Novaes, estiveram presentes ao evento a vice-presidente administrativa do TRT-2, desembargadora Silvia Regina Pondé Galvão Devonald, o desembargador do Tribunal, Eduardo de Azevedo Silva, o juiz da 1ª Vara Trabalhista de Cubatão e administrador do Fórum, Willy Santilli, a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra-2), juíza Patrícia Almeida Ramos e os magistrados titulares da 2ª, 4ª e 5ª Varas Trabalhistas do município, respectivamente, juíza Ana Lúcia Vezneian, juiz Moisés dos Santos Heitor e juiz Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, entre outras autoridades.

Um presente para Cubatão

Dirigindo-se aos presentes, a presidente do TRT-2 lembrou que, antes de tudo, aquele ato servia para celebrar o aniversário da cidade e presenteá-la com o novo equipamento público.

“Nessa localidade, reconhecida pela ONU como sendo o símbolo da recuperação ambiental, inaugura-se hoje um novo fórum trabalhista e, junto com ele, lança-se o que se tem de mais moderno para apresentar à comunidade, o Processo Judicial Eletrônico. Estima-se que dois terços da demora de um processo tradicional, em papel, sejam decorrentes do tempo gasto com atividades não intelectuais. Logo, a automação decorrente do processo eletrônico liberará a força de trabalho empregada nesse operar físico, para direcioná-la às atividades decisórias. Será equivalente, segundo as projeções estatísticas, a acrescer, assim que totalmente implantado, cerca de 100 mil servidores públicos ao Judiciário”, ressaltou.

Desafios superados

O diretor do Fórum e titular da 1ª Vara Trabalhista, juiz Willy Santilli, exaltou a atuação da presidência deste Tribunal diante dos desafios enfrentados até a abertura daquele espaço.

“Atualmente, é desafiador exercer a autoridade. Porque somos uma sociedade dividida por valores conflitantes. As demandas judiciais, a mobilização social, a atuação das redes sociais e outros meios de comunicação criam consensos distorcidos, que vão acabar quando as pessoas virem que não têm base. A presidência deste Tribunal agiu com seriedade, firmou posição e manteve o diálogo. Assim sendo, quero saudar a nossa administração. Este é um palácio feito para o povo e estou contente por esse motivo”, afirmou.

Magistrados abertos às mudanças

Representando os magistrados trabalhistas, a presidente da Amatra-2, juíza Patrícia Almeida Ramos, destacou a relevância do prosseguimento dado ao projeto de implantação do PJe-JT. A magistrada lembrou que a celeridade no julgamento dos processos vai aumentar, contribuindo com o processo de pacificação e equilíbrio nas relações entre capital e trabalho.

“Pela via reflexa, o novo sistema promete a melhoria da qualidade de vida dos magistrados e servidores, responsáveis que são pela movimentação da máquina judiciária. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região está mobilizado para o êxito deste projeto. A capacitação técnica para o PJe já alcança quase 100% de seu quadro de magistrados. Estamos de braços abertos às mudanças”, salientou.

Ao final da cerimônia, a presidente do TRT-2, desembargadora Maria Doralice Novaes, procedeu ao ato que integrou o Fórum Regional de Cubatão ao sistema PJe-JT.

Fonte- TRT-SP- ÍNDICE DE NOTÍCIAS > Em Destaque- http://www.trtsp.jus.br/indice-noticias-em-destaque/18475-nova-sede-do-forum-de-cubatao-e-inaugurada-e-integrada-ao-sistema-pje-jt

You may also like
Semana Nacional da Conciliação Trabalhista acontecerá entre os dias 27 e 31 de Maio
Sócio só pode sofrer execução trabalhista após desconsideração da personalidade jurídica
TRT-2 determina que Núcleo de Pesquisa Patrimonial e Juízo Auxiliar atuem juntos
Alteração no local de atendimento do Cejusc de São Caetano do Sul