Home > CLT > Ministério do Trabalho revoga criação de comissão para nova CLT

Ministério do Trabalho revoga criação de comissão para nova CLT

A Portaria nº 1087, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, considera a necessidade de avaliar o impacto da aprovação da reforma trabalhista (que deve entrar em vigor em novembro), e trata da modernização da legislação, segundo o texto.

Ontem, o órgão tinha publicado uma portaria para instituir essa comissão composta pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Agra Belmonte, desembargadores e juristas renomados que deveriam apresentar um novo texto em 120 dias.

A norma pegou o meio jurídico de surpresa e até mesmo ministros do TST. Os advogados do setor, apesar de acharem interessante a iniciativa de consolidar toda a legislação trabalhista em um novo código, estavam temerosos com as mudanças que poderiam vir, já que nem mesmo os impactos da reforma trabalhista ainda foram sentidos.

Para o advogado Daniel Chiode, do escritório Mattos Engelberg Advogados, o trabalho seria benéfico para consolidar as leis esparsas. Porém, se houvessem alterações que viessem a mexer no espírito que a reforma trabalhista trouxe com relação à emancipação do empregado, poderia afastar investidores que voltaram a ficar interessados no Brasil.

A advogada Juliana Bracks, do Bracks Advogados Associados, professora da FGV Direito Rio, também já havia comentado ontem em entrevista ao Valor que não seria o melhor momento para instituir essa comissão, o que pode gerar mais insegurança jurídica. Isso porque a reforma trabalhista ainda nem entrou em vigor e já vai trazer diversos questionamentos judiciais de interpretação que serão levados ao Judiciário.

De acordo com ela, essa nova consolidação deve gerar diversas mudanças de interpretação — entre elas se, em determinado caso, deve-se aplicar ou não o Código de Processo Civil –, que levarão a mais demandas. “Talvez seja interessante suspender a entrada em vigor da reforma, fazer essa consolidação toda e depois fazer valer um texto já unificado”, afirma.

29/9/2017

Fonte- http://www.valor.com.br/brasil/5139014/ministerio-do-trabalho-revoga-criacao-de-comissao-para-nova-clt

You may also like
Ações de menor indenização superam pedidos mais caros após nova CLT
Lei nº 13.767, de 18 de Dezembro de 2018
Correção monetária na Justiça do Trabalho
Política, economia e despreparo do lojista inibem uso da nova CLT