Mais um passo foi dado pelo TRT da 2ª Região no sentido de contribuir com a mobilidade urbana na maior cidade do país. Depois da descentralização que criou os fóruns regionais na capital paulista, proporcionando maior proximidade e comodidade para jurisdicionados, agora os fóruns paulistanos contam com salas de videoconferências.
Inicialmente, algumas varas trabalhistas dos Fóruns da Zona Leste e Sul foram escolhidas para participar do projeto que as interligará ao Fórum Ruy Barbosa, localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo-SP. Nessa etapa, será possível, por exemplo, o uso da videoconferência na oitiva de autor ou réu preso ou para colher depoimento de testemunha ou parte quando houver relevante dificuldade para comparecimento nos regionais da zona Leste ou sul.
O sistema terá sua implantação ampliada gradativamente. Isso irá reduzir a expedição de cartas precatórias inquiritórias, contribuindo assim não só para maior comodidade dos jurisdicionados e melhora na mobilidade, como para a celeridade processual.
Confira aqui- http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/Normas_Presid/Atos/2015/GP_19_15.html
a íntegra do Ato GP nº 19/2015, que institui o sistema e traz também as regras de utilização.
Fonte- TRT-SP- 6/8/2015.