O Cejusc-Sul terá como foco a implantação e gestão dos métodos consensuais de solução dos processos que tramitem nas varas do trabalho daquele fórum. A criação foi publicada no Caderno Administrativo no dia 1 de setembro, mas a implantação de fato ainda não tem data para acontecer.
No entanto, os trabalhos nesse sentido já estão em andamento. No dia 9 de setembro, teve início o módulo I do Curso de Formação de Conciliadores para magistrados e servidores, ativos ou aposentados, e interessados em atuar na zona sul.
A primeira aula foi administrada pela desembargadora Regina Maria Vasconcelos Duburgas, coordenadora do Cejusc. Até o dia 18 de novembro, os alunos vão ser instruídos sobre ideias básicas para atuação como conciliadores e receberão acompanhamento técnico de instrutores e psicólogos.
O objetivo do curso é formar conciliadores capazes de gerar a conciliação entre as partes e cumprir com a prestação judicial completa. “O acordo não é o nosso objetivo. O acordo é consequência da conciliação. A Cejusc visa à conciliação com o acordo. Esse sim é o nosso objetivo”, afirmou a desembargadora durante o curso.
O Ato GP nº 23/2015 traz a dinâmica de funcionamento, atribuições, composição, entre outras informações sobre o novo Cejusc-Sul. Clique aqui para ver a norma na íntegra- http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/Normas_Presid/Atos/2015/GP_23_15.html
Um ano de Cejusc-Leste
Em agosto, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc-Leste) completou um ano de funcionamento. Apenas no ano de 2014, foram realizadas 2.146 sessões conciliatórias e 1.227 acordos concretizados.
Para comemorar a data, o Cejusc-Leste ganhou novas instalações no dia 31 de agosto. As novas instalações contam com sala de espera, secretaria, gabinete e uma sala exclusiva para a realização de sessões conciliatórias.
As sessões acontecem nesse local de segunda a quinta-feira, a partir de 13h, sob a condução do juiz Mateus Hassen. Podem ser inscritos para a conciliação processos em qualquer fase, conforme encaminhamento das varas ou por provocação das partes, por meio de petição ao juiz da vara onde tramita a ação.
Quer saber mais sobre o Cejusc-Leste, seu funcionamento e os serviços prestados à população? Então assista ao vídeo clicando no link:
Fonte- TRT-SP- 11/9/2015.