Home > Facop > FACOP- Adesão ao programa de desenvolvimento sustentável da ONU

FACOP- Adesão ao programa de desenvolvimento sustentável da ONU

Mais de 100 pessoas se reuniram em um evento na FACOP na sexta-feira (10) para acompanhar a assinatura do termo de adesão da Fundação ao programa Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas  – ONU.

A ideia do programa é que tanto a esfera pública quanto a privada sejam responsáveis pelo desenvolvimento local, desenvolvendo ações que contemplem os 17 objetivos propostos, conforme a imagem demonstra.

O secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, destacou a importância da participação dos mais diversos setores no desenvolvimento do país. “Os ODSs não são de responsabilidade exclusiva de um ou outro setor. O desenvolvimento é de responsabilidade de todos, e cada um deve fazer o bem dentro da sua área, somando resultados e mudando, assim, a realidade das pessoas. A FACOP já é referência naquilo que faz, e, hoje, estando articulada com os ODSs, a Fundação reforça seu compromisso de transformação com seu público”, reforçou o secretário.

Além da assinatura do termo, durante o evento, a FACOP teve a oportunidade de apresentar todos os seus projetos sociais e ambientais. “Todos os projetos desenvolvidos pela FACOP têm como premissa o desenvolvimento das pessoas. Em sua essência, a FACOP já atende a 11 objetivos propostos pelo programa ao capacitar e qualificar os trabalhadores do setor do asseio e a comunidade do entorno. Por isso, temos certeza que a ampliação dos projetos sociais e a assinatura deste termo trarão resultados ainda mais sólidos, envolvendo cada vez mais um número maior de pessoas”, destacou Adonai Arruda, presidente da FACOP.

“Como representantes dos trabalhadores, que são a base da pirâmide social, sabemos que é essencial estarmos inseridos no contexto global pelo desenvolvimento humano, valorização da mão-de-obra e sustentabilidade do nosso planeta”, afirmou Manassés Oliveira, diretor da FACOP e presidente do Siemaco, sindicato laboral do setor do asseio e conservação. Entre os projetos desenvolvidos com a comunidade está o projeto com crianças das escolas do município de Almirante Tamandaré, no qual o foco do trabalho é a sustentabilidade para o futuro, oportunizando aos alunos palestras educativas com o tema meio ambiente, além de aprenderem a fazer uma horta vertical nas suas escolas, tudo com a orientação de profissionais da FACOP.

Outro projeto que vem sendo realizado é o Ioga na FACOP, que, desde 2013 já atendeu mais de 100 pessoas e, cada vez mais, vem mostrando resultados positivos nas participantes, a maioria mulheres da melhor idade, com diminuição da pressão arterial, no sono, alimentação e em diversos outros aspectos. Além desses, o projeto Sabor e Renda, que irá ensinar panificação, confeitaria e como fazer pizzas, sempre com o intuito de incentivar o empreendedorismo e a geração de renda de jovens.

“Os projetos apresentados fazem parte de uma primeira fase do projeto. Em breve acontecerá a expansão das ações socioambientais, englobando cada vez mais o desenvolvimento sustentável com foco no crescimento local sempre alinhados com os ODSs. Daqui pra frente, a ideia é aumentar o leque de possibilidades e oferecer às crianças, jovens e melhor idade mais e mais oportunidades de crescimento e bem-estar. Com isso, estamos criando condições de desenvolvimento para toda a comunidade, de forma a auxiliar o crescimento pessoal e profissional das pessoas”, afirma Cássia Almeida, executiva da FACOP.

Da esquerda para a direita: Manassés Oliveira, diretor da FACOP e presidente do Siemaco, Adonai Arruda, presidente da FACOP e do SEAC, Cássia Almeida, executiva da FACOP, o secretário Flávio Arns e o presidente da Febrac, Edgar Segato.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, prestigiando e conhecendo um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela FACOP na área socioambiental, como é o caso do presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Edgar Segato. “Já conheço há muito tempo e sou grande admirador do trabalho realizado pela FACOP. Tenho percorrido o mundo e posso afirmar que não existe uma instituição como a Fundação, que oportuniza dignidade aos trabalhadores do setor e, mais que isso, está preocupada em transformar a realidade social de diversas pessoas. Fico muito satisfeito em fazer parte de um segmento que tenha a FACOP como extensão das empresas do setor do asseio e que é a prova de que é possível, com ética, fazer sempre mais”, ressaltou Edgar.
 
Negócios Sociais

Ainda durante o evento, a FACOP sediou a palestra da recém inaugurada sede paranaense da Yunus Negócios Sociais, grande aceleradora mundial de negócios que tem como foco viabilizar soluções para problemas sociais.

“A Yunus trabalha para conquistar resultados significativos, que tenham potencial de transformar realidades. Consideramos a FACOP um exemplo de organização por construir um programa educacional inclusivo, que promove os ODS e é referência no setor de asseio e conservação”, afirmou Nastássia Romanó, gestora da Yunus PR.

“No Paraná, a Yunus terá como foco fomentar os negócios sociais juntamente com empresas, universidades, empreendedores e entusiastas, para promover o desenvolvimento econômico por meio de ações que têm impacto local e potencial de expansão”, garantiu Nastassia.

Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus transformou a realidade de milhares de pessoas em Bangladesh e no mundo. Fundador do microcrédito, cunhou o conceito de negócios sociais: empresas, financeiramente lucrativas, mas que têm como objetivo criar impacto social, ou seja, melhorar a vida de milhares pessoas. Com a grande visibilidade e crescimento da proposta, a Yunus Negócios Sociais chegou ao Brasil em 2013 e vem, cada vez mais, ampliando sua atuação, com filiais em diversas capitais.

Fonte- http://facop.org.br/?p=8695&lang=pb

You may also like
Ministério da Cultura aprova projeto de documentário da FACOP que retrata bastidores da limpeza
Em mês de aniversário, FACOP recebe doação de uma das mais modernas máquinas de limpeza do mercado
Momento Limpeza com a FACOP
Facop: Curso de Limpeza Profissional da Facop será oferecido também no período noturno