Escolas que usam ensinam a usar equipamento também surfam nessa onda, que inclui captação de imagens para manutenção de instalações e também para ações voltadas ao público.
A tecnologia dos drones está chegando às mais diversas áreas de negócios. Inúmeras empresas passaram a utilizar o equipamento, seja para oferecer um novo serviço ao público, como fazem administradoras de shopping centers e até clubes de futebol, ou para reduzir custos de manutenção de suas instalações e melhorar a eficiência.
Escolas que ensinam a utilizar o drone ou até mesmo prestam esse serviço para companhias observam crescimento da demanda. “A procura tem aumentando bastante, mas o aumento não é proporcional, porque surgiu muita gente fazendo isso no último ano”, diz Northon Napoleão, fundador da Escole de Drones, de Curitiba.
A Dronely, por exemplo, capta imagens para empresas que usam esse serviço para diversas atividades. Sediada em Campinas, tem clientes como o clube de futebol Ponte Preta e a construtora Gafisa.
“Geralmente faço vídeos e fotos das plantas ou fábricas ou vídeos institucionais; no caso da Ponte, vídeos da torcida”, diz o fundador da empresa, Leonardo Yasuda. A Dronely cobra por diária, mas não tem valor definido, já que o trabalho pode ser feito em algumas horas ou em menos de trinta minutos.
Construção civil
O segmento da construção civil é um dos que mais procuram essa tecnologia. Construtoras como Gafisa e Tecnisa utilizam o serviço de captação de imagens por meio de drones para acompanhar o andamento das obras e realizar vídeos de lançamento de empreendimentos.
Outras empresas também passaram a utilizar o drone para visualizar o andamento de obras em suas próprias instalações, para embasar ações de manutenção. “Fazemos algumas obras internamente, então agora dá para acompanhar de forma mais fácil”, diz Mariana Zanqueta, que faz parte do setor técnico da fabricante de pneus e cabos Pirelli.
A Vivante, empresa de gestão de facilities e infraestrutura, começou a usar drones neste ano. O aparelho é utilizado para a manutenção de telhados de shopping centers. A economia obtida e a maior segurança para os funcionários são as principais vantagens observadas.
O coordenador de Análises Estratégicas e Inovação da Vivante, Luiz Paulo Farias, explica que anteriormente eram necessários quatro funcionários para realizar essa tarefa. “Eles tinham que escalar a cobertura do empreendimento e faziam uma varredura de todo o telhado”, diz.
Agora, o drone faz essa varredura em duas horas e monitora o nível de desgaste no telhado. Os funcionários só são acionados caso seja necessário fazer algum reparo.
Eventos
Além de acompanhar as obras de ampliação de sua estrutura e disponibilizar as imagens para os seus consumidores, o Shopping Metrô Itaquera trouxe o drone para seus negócios. A primeira aparição aconteceu no show do cantor Tiago Iorc, realizado no final de setembro.
“As imagens foram disponibilizadas em vídeo para os clientes através do Facebook e também serviram para ampliar o monitoramento da segurança das pessoas no local”, afirma o gerente de marketing do shopping, Fábio Quintana.
Fonte: DCI; Clipping da Febrac- 21/11/2016.