Home > Trânsito > Empresas com cinco ou mais carros poderão ter de adotar plano de prevenção de acidentes

Empresas com cinco ou mais carros poderão ter de adotar plano de prevenção de acidentes

Empresas que operem com cinco ou mais automóveis serão obrigadas a adotar um Programa de Segurança e Redução de Acidentes no Trânsito (Prat). A medida (PLC) 72/2015, proposta pelo deputado Gilney Viana (PT-MT), chegou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda designação de relator para que seja iniciada a análise.

A exigência do Prat valerá para órgãos e empresas públicas e também para empresas privadas. O programa pode ser desenvolvido individualmente ou em consórcio.

Na justificativa do projeto, Gilney Viana afirma que o número de acidentes envolvendo automóveis no Brasil é alarmante. De acordo com o relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2013, mais de 41 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil.

Segundo o parlamentar campanhas educativas e a discussão do tema são meditas que precisam ser complementadas, sendo necessárias ações mais eficazes.

“O Prat, assim como outras ações que tenham esse viés, são uma forma concreta de o poder público intervir nessa questão nacional e internacional, que é a própria luta pelo direito à vida”, argumenta o deputado na justificativa da proposta.

O projeto estabelece um prazo de 90 dias depois da publicação da lei para que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fixe instruções sobre o conteúdo mínimo e as formas de controle, elaboração e execução do programa.

Fonte- Agência Senado- 3/10/2016- http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/10/03/empresas-com-cinco-ou-mais-carros-terao-de-adotar-plano-de-prevencao-de-acidentes

You may also like
Empresa consegue anular multa por erro de agente de trânsito
Multa de trânsito pode ser parcelada no cartão de crédito
Especialistas alertam para o perigo de pagar multas com cartão de crédito
Multas de trânsito poderão ser pagas parceladas no cartão de crédito