Home > PLR > Comissão rejeita pagamento de participação nos lucros a funcionário em caso de demissão

Comissão rejeita pagamento de participação nos lucros a funcionário em caso de demissão

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou proposta que pretendia obrigar empresas a transferir a ex-funcionários, no momento da rescisão do contrato de trabalho, os valores referentes à participação nos lucros ou resultados.

Foi rejeitado o Projeto de Lei (PL) 6584/16, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT). Pelo texto, o pagamento da participação nos lucros ou resultados seria feito em valor proporcional ao tempo trabalhado.

Relator na comissão, o deputado Lucas Vergilio (SD-GO), apresentou parecer pela rejeição argumentando que a participação deve ser fruto de livre negociação entre patrões e empregados. “As partes deverão decidir de comum acordo, não cabendo a lei impor tal prática”, disse.

Segundo o relator, o entendimento do Judiciário é que essas matérias devem, por suas características e efeitos, que envolvem profundo conhecimento da saúde financeira da empresa, no mínimo, ser discutidas e decididas pelas partes diretamente envolvidas.

Tramitação

O projeto será ainda analisado conclusivamente pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte- Agência Câmara- 14/06/2017.

You may also like
Comissão aprova participação de sindicato em negociação sobre lucro de empresas
Não há incidência de encargos trabalhistas sobre pagamento de PLR
PLR pode ser modernizada
Imposto de Renda sobre a Participação nos lucros– Tabela exclusiva
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?