Home > Projeto 2017 > Câmara aprova acesso à contabilidade da empresa por sócio, sem restrição de prazo

Câmara aprova acesso à contabilidade da empresa por sócio, sem restrição de prazo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara aprovou projeto de lei que permite aos sócios de empresas examinar, a qualquer tempo, livros e documentos e o estado do caixa e da carteira da sociedade.

A proposta (PL 5281/16) altera o Código Civil (Lei 10.406/02), que hoje permite que a empresa estipule época determinada para esse exame.

A proposta é de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) e recebeu parecer favorável do deputado Fábio Sousa (PSDB-GO).

Ele explicou que a prática é de que a época própria para que os sócios exerçam o direito de fiscalização seja por ocasião da apresentação do balanço patrimonial anual.

“Se um sócio investe recursos numa empresa, ou se ele é responsabilizado em caso de processos, ele tem de estar a par dos livros de caixa”, disse.

Como tramita em caráter conclusivo e já foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, a proposta seguirá para análise do Senado, a menos que haja recurso aprovado para que sua tramitação continue pelo Plenário.

Fonte- Agência Câmara- 9/8/2017.

You may also like
Projeto beneficia empresas que tenham dívidas com a Receita Federal
Rejeitado projeto sobre divulgação obrigatória de balanço contábil de grande empresa
Dispensa do depósito recursal pode desonerar microempresas
Projeto eleva patrimônio de empresa dispensada de publicar relatórios da diretoria
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?