Home > FGTS > Caixa finaliza sistema de consignado com FGTS

Caixa finaliza sistema de consignado com FGTS

A Caixa Econômica Federal finalizou o sistema que permitirá o bloqueio dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dado pelo trabalhador ao banco como garantia para uma operação de crédito consignado. A expectativa é que o produto comece a ser ofertado pelos bancos entre três e seis meses.

O vice-presidente de fundos de governo e loterias, Valter Nunes, ressaltou que o banco, como operador do FGTS, vai apartar o saldo utilizado para ser dado como garantia, de modo que esse valor não seja utilizado para obter novos empréstimos.

A necessidade de segregar os recursos do FGTS dado como garantia era uma das dificuldades apontadas pelos bancos para começarem a operar o crédito consignado com garantia dos recursos do fundo.

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Ademilson Moreira, reforçou que a expectativa é que no prazo de três a seis meses os bancos comecem a oferecer o crédito consignado com garantia do FGTS. Entretanto, ressaltou que tudo vai depender da agilidade do banco.

Em 2016, o governo lançou um pacote de estímulo ao crédito. Entre as medidas, estava a possibilidade de o trabalhador utilizar 10% do saldo do FGTS como garantia para operação de crédito consignado.

FONTE: Valor Econômico- 15/8/2018- http://fsindical.org.br/imprensa/caixa-finaliza-sistema-de-consignado-com-fgts

You may also like
Decreto reduz representantes de trabalhador e empregador no Conselho do FGTS
O que é GRFGTS? Entenda as principais mudanças no recolhimento do FGTS no eSocial
Líder do governo quer mais debate sobre mudanças em saque do FGTS
Resgate do FGTS para quitar dívida de imóvel está na pauta da CAE