Um empreendimento leva hoje mais de cem dias para ser aberto por conta da burocracia excessiva
A partir do mês de junho, o prazo para abertura de uma nova empresa irá durar, em média, cinco dias. A medida foi anunciada ontem pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif, em visita à capital baiana, onde participou de um almoço com empresários da indústria na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).
Segundo Afif, um empreendimento leva hoje mais de cem dias para ser aberto por conta da burocracia excessiva. “O Brasil precisa de um grande simples para facilitar a vida das pessoas com uma formalização menos burocrática”, afirmou. Atualmente são necessários 20 documentos e mais 12 procedimentos diferentes para a abertura de uma empresa. “Vamos eliminar o desnecessário e melhorar o acesso aos serviços públicos, centralizar as informações e integrar os sistemas”.
Sobre o crescimento das empresas em meio à instabilidade econômica, Afif falou do cenário com otimismo. “O pequeno cresce mesmo com cenários adversos. Estamos passando por ajustes. A crise de que estão falando é mais política do que econômica e mais psicológica do que real”.
Números do ministério mostram que as pequenas e micro empresas cresceram 14,3% em arrecadação, 7,2% em faturamento e geraram 3,4 milhões de empregos em 2014. A expectativa é que, até o final do ano, o governo alcance a marca de 10 milhões de empreendedores de micro e pequena empresa no país.
O presidente da Fieb, Antônio Ricardo Alban, afirmou que os pequenos e médios movimentam a cadeia de valores da indústria. “Eles também precisam ser preservados”. Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), Carlos Andrade, é necessário um ‘oxigênio’ do governo para que o setor possa atravessar o processo de ajustes. “O pessoal da pequena e média empresa é quem mais sofre e não temos os mesmos benefícios que os grandes”, disse.
Fonte- Correio- 30/3/2015-
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/ministro-anuncia-menos-tempo-e-burocracia-para-abrir-empresa/?cHash=ce6818fdb6107073e109a890f3860715