Home > Terceirização > Novos rumos para a terceirização mundial, aponta KPMG

Novos rumos para a terceirização mundial, aponta KPMG

A digitalização, o melhor valor, a contratação de vários fornecedores de bens e serviços e os serviços globais de negócios foram apontados como as principais tendências que vão impulsionar o mercado mundial de terceirização, nos próximos anos. Essa á principal conclusão de um estudo realizado pela KPMG sobre o setor. Segundo a pesquisa “Visões estratégicas sobre o mercado de contratação de fornecedores de bens e serviços 2015”, os pontos identificados podem influenciar as organizações, no curto prazo, para que evoluam e cresçam de maneiras diferentes ao redor do mundo.
 
O estudo tem como foco as empresas que enxergam a terceirização como um componente-chave da sua estratégia de negócios. Um dos principais desafios identificados diz respeito às consequências e impactos do avanço tecnológicos no setor. Segundo a publicação, em nível global, a digitalização vai se desenvolver em ritmo acelerado, influenciando os modelos de negócio e de contratação de fornecedores de bens e serviços.
 
“Precisamos de soluções e de fornecedores de bens e serviços integrados que respaldem a transição para um ambiente em mutação. As empresas devem se adaptar a um ambiente em que a digitalização está em toda parte e precisam abraçar uma mudança de paradigma para se concentrar em novos serviços de forma a proporcionar agilidade para os clientes. A consequência para terceirização é que as organizações devem ser capazes de orquestrar contratos mais flexíveis mais curtos e passíveis de adaptações em um ecossistema com vários fornecedores especializados”, explicou o sócio de Consultoria em terceirização e serviços compartilhados (Shared Service, Outsourcing Advisory, da sigla em inglês SSOA) e líder do setor na América Latina, Ruben Gallego.
 
Já, de acordo com a pesquisa, um segundo tema apontado como tendência é o método usado para a seleção de fornecedores no setor com base no melhor valor. “Esse critério vem sendo utilizado nos Estados Unidos e na Holanda e parece estar tornando-se popular em outros países europeus”, afirma. O método se baseia na proatividade dos fornecedores para construir premissas de negócio, com base na sua experiência e, assim atender às necessidades do cliente.
 
A contratação de múltiplos fornecedores de bens e serviços dentro da mesma função, o terceiro tema, também surge como uma estratégia de negócios para reduzir custos e melhorar eficiência das empresas. Para isso, a pesquisa ressalta a importância de as organizações manterem foco detalhado na governança e na integração adequada do serviço, sob o risco de perder o valor de suas relações de terceirização.
 
Já, o último ponto elencado, Serviços Globais de Negócios (Global Business Service, da sigla GBS) conquistam espaço ao redor do mundo, depois de terem consolidado sua presença nos Estados Unidos e na Europa nos últimos anos. “Depois da expansão, veremos o GBS evoluindo, nos próximos anos, para levar em consideração todos os tipos de modelos de negócio. Vemos hoje mais empresas estabelecendo esse tipo de serviços em centros regionais e, ao mesmo tempo, trabalhando de acordo com os princípios norteadores de um modelo global”, finaliza.
 
Sobre a pesquisa
 
A pesquisa “Visões estratégicas sobre o mercado de obtenção de fornecedores de bens e serviços 2015” (Strategic Visions on the Sourcing Market 2015) está na quinta edição e foi realizada pelo Centro Global de Excelência em consultoria sobre serviços compartilhados e terceirização da KPMG, uma rede global com mais de mil consultores da área de obtenção de fornecedores de bens e serviços em todo o mundo. Foram coletados opiniões, experiências, dados sobre tendências e ideias globais. 15/3/2015

Fonte- http://www.cebrasse.org.br/noticias.php

You may also like
Bolsonaro deve cortar gastos do governo federal com empresas terceirizadas
Terceirização moderniza e diminui custos públicos
Mudanças na terceirização do setor público vão vigorar em 120 dias
Decreto amplia Terceirização na Administração Pública
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?