Dando prosseguimento ao plano de descentralização da jurisdição na cidade de São Paulo (iniciado com a inauguração do Fórum Trabalhista da Zona Leste, em dezembro de 2013), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região inaugura, no próximo dia 19 de setembro, o Fórum Trabalhista da Zona Sul. A cerimônia será às 15h e, na ocasião, também será implantado o sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), sistema totalmente informatizado que oferece mais rapidez e economia às ações do Judiciário.
Localizado na Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), nº 22939, São Paulo-SP (próximo à estação de trem Jurubatuba), o prédio abrigará 20 novas varas trabalhistas – com a possibilidade de expansão no futuro, caso haja aumento da demanda – e terá jurisdição sobre os distritos de Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro.
A construção obedeceu a normas internacionais de sustentabilidade que incluem sistemas de reaproveitamento da água da chuva, madeiras com certificação ambiental, separação e armazenamento de lixo reciclável, reatores e lâmpadas de alta eficiência e vagas preferenciais para veículos com baixa emissão.
Descentralização
O objetivo da iniciativa de descentralização é garantir uma prestação jurisdicional mais acessível e próxima da população, implantando as novas varas criadas por lei em localidades estratégicas. De acordo com estudos realizados pelo TRT-2, aproximadamente 35 mil novos processos que entram por ano são referentes a prestadores de serviço localizados na zona sul.
Esse número, no entanto, poderia ser ainda maior. De acordo com a presidente do TRT-2, desembargadora Maria Doralice Novaes, há regiões da capital paulista que possuem demanda reprimida, fato comprovado com o atual Fórum da Zona Leste, cuja procura tem sido maior do que as expectativas. A tendência deve se repetir na zona sul. “Apenas na região do Grajaú, que integrará a jurisdição do novo fórum, são mais de 600 mil habitantes, população maior do que a cidade de Jundiaí-SP”, exemplifica a presidente.
Fonte- TRT-SP- 10/9/2014- http://www.trtsp.jus.br/indice-noticias-em-destaque/18848-forum-trabalhista-da-zona-sul-sera-inaugurado-no-dia-19-de-setembro