Home > TRT-SP > Centro de Solução de Conflitos da Zona Sul será inaugurado no dia 2 de março

Centro de Solução de Conflitos da Zona Sul será inaugurado no dia 2 de março

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Zona Sul (Cejusc-Sul) será inaugurado oficialmente no dia 2 de março, às 15h, no 11º andar do Fórum Trabalhista da Zona Sul, em São Paulo-SP.

Por ocasião da inauguração, servidores interessados em atuar como conciliadores no Cejusc-Sul participaram, na última quarta-feira (24), de mais uma etapa do Curso de Formação e Capacitação de Conciliadores, que já está no módulo II

A aula, que teve como tema as técnicas de conciliação, foi ministrada pela desembargadora Regina Maria Vasconcelos Dubugras, coordenadora do Cejusc-Sul e recém-nomeada coordenadora nacional de formação de conciliadores do Fonacon-JT (Fórum Nacional da Conciliação da Justiça do Trabalho).

Durante o encontro, que aconteceu na sala de aula do Fórum da Zona Sul, a professora apresentou a função do conciliador e a importância de sua atuação, que visa não apenas ao acordo financeiro entre as partes, mas a resolução do conflito por meio do diálogo. “Nosso papel de conciliador é quebrar as resistências”, destacou a desembargadora ao ressaltar que reclamante e reclamado devem se sentir à vontade para falar e chegar à melhor proposta.

A conciliação humaniza a Justiça do Trabalho ao permitir que se tome conhecimento da realidade que está por trás do processo físico ou digital, como comentou a magistrada: “(a conciliação) permite que haja uma expressão de sentimentos, demonstração de necessidades, urgências. Desperta o humano do advogado, do conciliador. Sai da juridicidade e passa a explorar os sentimentos de quem está envolvido”.

Cejusc-Leste, um exemplo de sucesso

A experiência de sucesso do Cejusc-Leste, implantado há pouco mais de um ano e meio, foi apresentada durante a aula, comprovando a eficiência do trabalho e sua conversão em benefícios para a sociedade. Os índices de efetividade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Zona Leste apontam que, entre agosto de 2014 e dezembro de 2015, 93% dos acordos foram cumpridos, e 3% dos não cumpridos foram efetivados após renegociação. Na zona sul, espera-se repetir esses resultados e implantar inovações que favorecerão todas as unidades.

Os futuros conciliadores, que visitaram o Cejusc-Leste nas últimas semanas, compartilharam suas observações sobre as sessões. Entre os assuntos abordados, estavam a linha de atuação dos conciliadores, a relação com os advogados e como se comportar em situações em que as partes estão exaltadas e se recusam a conversar.

As atividades desse módulo do curso, que se iniciaram no dia 17 de fevereiro, seguirão até o dia 30 de março, com palestras que irão preparar os alunos para o estágio supervisionado, em conformidade com as normas da Resolução 125/2010 do CNJ.

Fonte- TRT-SP- 26/2/2016.

You may also like
Semana Nacional da Conciliação Trabalhista acontecerá entre os dias 27 e 31 de Maio
Sócio só pode sofrer execução trabalhista após desconsideração da personalidade jurídica
TRT-2 determina que Núcleo de Pesquisa Patrimonial e Juízo Auxiliar atuem juntos
Alteração no local de atendimento do Cejusc de São Caetano do Sul
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?