A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (23) o texto-base da Medida Provisória que permite o saque de contas inativas do FGTS.
Para evitar derrotas na primeira sessão de votação após a revelação da delação da JBS, o governo optou por colocar em votação um projeto de forte apelo popular.
“A Câmara é outro Poder, então a Câmara precisa legislar, precisa trabalhar”, afirmou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A matéria é um dos consensos entre a base de Michel Temer (PMDB) e a oposição. No entanto, os deputados da minoria obstruíram a sessão e a alongaram ao máximo, para que não fossem votados outros projetos de interesse do governo.
Eles discursaram contra o presidente e pediram a convocação de eleições diretas em protesto no plenário durante a tarde. Uma faixa com os dizeres “fora Temer” foi aberta em frente à Mesa Diretora.
O texto segue sem modificação para o Senado. Lá, a Medida Provisória 763/16 tem de ser aprovada até o dia 1º de junho. Caso contrário, ela perde eficácia, e quem deixou de sacar os recursos terá que esperar a edição de um novo texto.
Por enquanto, os nascidos entre janeiro e agosto têm acesso às contas inativas.
Fonte- Folha- 23/5/2017- http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1886765-camara-aproxa-mp-que-permite-saque-de-contas-inativas-do-fgts.shtml