Home > TRT-SP > Regiões afastadas da capital ganham seus próprios centros de conciliação

Regiões afastadas da capital ganham seus próprios centros de conciliação

Empregados e empregadores de duas regiões afastadas da área central de São Paulo passam a contar com locais mais próximos para buscar a solução de conflitos trabalhistas. O TRT da 2ª Região inaugurou, na última quarta-feira (18), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) Guarulhos no fórum daquele município. E, na próxima terça-feira (24), transferirá o Cejusc-JT ABC do Fórum da Zona Sul, na capital, para o Fórum de Santo André.

“Quando assumi a coordenação do Nupemec, em outubro de 2016, a ampliação dos centros de conciliação parecia impossível. Mas, com criatividade, e procurando identificar as necessidades de cada região, lançamos o Cejusc Itinerante. A partir dos exitosos resultados dessa iniciativa em Guarulhos, ficou clara a alta demanda para a conciliação na região, o que fundamentou a instalação definitiva do Cejusc-JT aqui”, afirmou a vice-presidente administrativa do TRT-2 e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT2), desembargadora Cândida Alves Leão, durante seu discurso na cerimônia de inauguração.

Em Guarulhos, o Cejusc-JT recebe processos locais e das comarcas de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano e Poá. Um juiz responsável e seis servidores que atuam no Cejusc-JT Leste ficaram responsáveis por atuar também no novo Cejusc-JT neste primeiro momento. As sessões de conciliação no Fórum de Guarulhos são realizadas uma vez por semana, às quartas-feiras, e o local abriga seis salas, com quatro já disponíveis para uso.

Bons resultados

No primeiro dia de funcionamento do Cejusc-JT Guarulhos, na própria quarta-feira (18), estavam agendadas 40 sessões conciliatórias, nas quais houve 80% de presença e 50% de acordos. “Muitas vezes, chegamos a uma solução ainda mais satisfatória via acordo do que via sentença, pois as partes envolvidas tomam as rédeas do próprio caso”, declarou o juiz titular Giovane Brzostek, responsável pelos dois Cejuscs.

“Este é o maior fórum trabalhista fora da capital e o município de maior circunscrição. A região de Guarulhos tem enorme demanda, é um polo industrial importantíssimo”, disse a juíza titular Maria Aparecida Norce Furtado, diretora daquele fórum.

O secretário de justiça do município, advogado Airton Trevisan, destacou o pioneirismo da Justiça do Trabalho em conciliação e pontuou: “Principalmente após a reforma trabalhista, em que o trabalhador muitas vezes fica com medo de litigar, um novo centro de conciliação vem para ajudar a solucionar as questões de maneira efetiva e rápida, cumprindo cada vez mais o seu papel”.

Estiveram, ainda, presentes à inauguração representantes da circunscrição de Guarulhos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra-2), da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP) e demais membros da comunidade jurídica local.

Fonte- TRT-SP- 20/7/2018.

You may also like
Semana Nacional da Conciliação Trabalhista acontecerá entre os dias 27 e 31 de Maio
Sócio só pode sofrer execução trabalhista após desconsideração da personalidade jurídica
TRT-2 determina que Núcleo de Pesquisa Patrimonial e Juízo Auxiliar atuem juntos
Alteração no local de atendimento do Cejusc de São Caetano do Sul
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?