Home > Civil > A Lei nº 13.655 e a segurança jurídica

A Lei nº 13.655 e a segurança jurídica

Houve o veto ao artigo 25, que tratava de nova modalidade de ação civil pública para validação de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa com efeito erga omnes, bem como a diversos parágrafos e incisos.

Segundo consta no preâmbulo da lei, esses novos dispositivos visam disciplinar sobre a segurança jurídica e a eficiência na criação e aplicação do direito público.

Em nome da segurança jurídica, muitos questionamentos surgirão, quer no âmbito administrativo, quer no judicial

A referida Lei nº 13.655, de 2018, decorre do Projeto de Lei nº 7.448, de 2017, de autoria do Senador Antonio Anastasia. No relatório elaborado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para esse Projeto de Lei, para o qual colaboraram professores da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, consta que a sua finalidade é aprimorar a qualidade decisória dos órgãos administrativos, judiciais e de controle nos três níveis da federação brasileira.

Portanto, o objetivo da lei é tornar expressos alguns princípios e regras de interpretação e decisão, por meio de parâmetros a serem observados pelas autoridades administrativas ao aplicar a lei em tomadas de decisões fundadas em cláusulas gerais ou conceitos jurídicos indeterminados.

Busca também proporcionar aos cidadãos o direito a normas de transição proporcionais e adequadas, bem como define um regime para que negociações entre autoridades administrativas e particulares se deem de forma transparente e eficiente.

Vale dizer que, em nome da segurança jurídica, muitos questionamentos surgirão, quer no âmbito administrativo, quer judicial, com relação à aplicabilidade da retrocitada Lei nº 13.655, de 2018.

Isto porque o texto da lei se vale de termos abertos, passíveis de variadas interpretações, o que certamente virá a ocasionar efeito reverso, qual seja, o de insegurança jurídica.

Em nosso ordenamento jurídico, é evidente que a segurança jurídica é um princípio, sem o qual, o Brasil não poderia ser considerado um Estado Democrático de Direito. Muitos doutrinadores elevam a segurança jurídica a um sobreprincípio, sendo destacada no texto constitucional já no seu preâmbulo, assim como no caput do artigo 5º.

Segundo Humberto Ávila, o princípio da segurança jurídica estabelece o dever de buscar um ideal de estabilidade, confiabilidade, previsibilidade e mensurabilidade na atuação do poder público, onde os cidadãos devem saber de antemão quais normas são vigentes, o que é possível apenas se elas estão em vigor antes que os fatos por ela regulamentados sejam concretizados, demandando uma certa medida de compreensibilidade, clareza, certeza, calculabilidade e controlabilidade conteudísticas para os destinatários da regulação.

A segurança jurídica é a motivação básica do direito, guardando relação com a certeza quanto à norma vigente e aplicável ao caso. Assim, cabe mencionar que as normas jurídicas têm uma clara função instrumental, pois é por meio do direito positivado que o Estado alcança seus fins e objetivos, por meio de determinados comportamentos humanos, que expressam a vontade do Estado.

Para tanto, o direito estatal regula condutas que transcendem as relações humanas e é por meio dessas normas jurídicas que são permitidas algumas condutas e proibidas outras. O Estado age assim em nome da estabilidade das situações jurídicas, a fim de privilegiar o princípio da segurança jurídica.

Decorrem da segurança jurídica a exigência de leis claras e precisas e de grau de concreção suficiente na disciplina de determinada matéria, bem como a proteção da confiança.

A segurança jurídica não se perfaz somente na edição de normas, mas também na aplicabilidade dessas normas. A segurança de aplicação normativa tem como objeto as atividades materiais dos aplicadores do direito, ou seja, princípios, critérios e técnicas de aplicabilidade do direito, que consistem em observância das normas pelos seus destinatários e, especialmente, pelos órgãos encarregados da aplicabilidade dessas normas.

Do jeito que a lei foi posta, parece ser difícil o atingimento dos objetivos a que se propõe, talvez por não ter havido os debates públicos sobre o tema, de interesse tanto de vários órgãos da administração pública, do Poder Judiciário e de controle estatal, quanto dos cidadãos. O caráter vago da Lei nº 13.655, de 2018, tornou ainda mais indeterminado aquilo que pretendia aclarar, implicando delegação de competência aos Poderes Executivo e Judiciário para assim o fazerem.

Maria do Socorro Costa Gomes é advogada, sócia do escritório Pace & Gomes, mestre em Direito Político e Econômico, com especialização em Direito Processual Tributário.

Este artigo reflete as opiniões do autor, e não do jornal Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em

Fonte: Valor Econômico- 30/5/2018- https://alfonsin.com.br/a-lei-n-13-655-e-a-segurana-jurdica/

You may also like
Jornada de Direito Processual Civil recebe propostas de enunciados até 20 de julho
Lei nº 13.655, de 25 de Abril de 2018
Tribunais diferenciam investidor do consumidor comum nos distratos
CJF recebe propostas de enunciados para VIII Jornada de Direito Civil até 28 de fevereiro