A cidade de São Paulo vai receber, entre julho e dezembro deste ano, 20 mil bicicletas livres para serem compartilhadas. As bikes serão liberadas por um aplicativo de celular e terão um sistema de redistribuição livre, ou seja, elas poderão ser retiradas e deixadas sem estações pré-definidas.
O usuário chega a seu destino, estaciona onde achar melhor- desde que não atrapalhe a circulação-, tranca o cadeado e deixa a bicicleta disponível para o próximo usuário. A iniciativa é da empresa de mobilidade Yellow.
As bicicletas têm GPS integrado de forma que a localização de cada uma sempre esteja monitorada e possa ser vista através do aplicativo. Para evitar furtos, elas são equipadas com acessórios feitos especificamente para o modelo da empresa e que não podem ser usados em outras marcas do mercado.
Para usar as bicicletas disponíveis, o usuário precisará ter o aplicativo instalado em seu celular. Através dele, ele poderá localizar as bicicletas disponíveis. Diante da bicicleta, o aplicativo lerá o código de cada uma e o cadeado será aberto automaticamente. A partir deste momento, o crônometro começa a calcular o tempo de viagem.
“Esse sistema representa mais liberdade, otimização e economia para o usuário, tanto de tempo quanto de recursos financeiros”, afirma Eduardo Musa, um dos responsáveis pela implementação do serviço.
Inicialmente, as bicicletas serão distribuídas pelo centro expandido, mas a empresa pretende ampliar a frota de bicicletas para 100 mil unidades para atender toda a capital.
Segundo a Yellow, a prefeitura já autorizou o serviço e eles aguardam a conclusão do credenciamento para começar a implantação. Em decreto assinado em setembro de 2017, o prefeito João Doria estabeleceu novas regras para o compartilhamento de bicicletas na cidade.
De acordo com o decreto, é de obrigação das operadoras fornecer os dados das viagens à Prefeitura, além de garantir a liberação da bicicleta com Bilhete Único. “A Yellow compartilhará com a Prefeitura dados relativos aos trajetos realizados pelos usuários, por exemplo de origem e destino. O objetivo é ajudar a Prefeitura fornecendo informações que contribuam para a análise e desenvolvimento de soluções para melhorar o trânsito na cidade. Os dados são anônimos, preservando a identidade dos usuários”, esclareceu a empresa ao G1.
Para garantir a manutenção das bikes, a empresa afirma que terá uma “patrulha periódica” que será feita todos os dias. A ideia é que equipes façam varreduras para mapear as bicicletas pela cidade e redistribuí-las “estrategicamente”, mas que os usuários aos poucos redistribuam a rede.
“Para incentivarmos o consumo responsável por parte do usuário, contaremos com uma série de iniciativas como a instalação de bolsões para estacionamento das bicicletas, informativos e sinalizadores que estimulem as boas práticas, bem como programas de pontuação para recompensar o uso consciente”, diz comunicado da Yellow.
Fonte- G1- 2/4/2018- https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/sp-tera-20-mil-bicicletas-livres-para-compartilhamento.ghtml