Home > Documentos > TSE e PF assinam nesta quinta acordo para compartilhar banco de dados biométricos

TSE e PF assinam nesta quinta acordo para compartilhar banco de dados biométricos

Convênio será assinado pelo presidente do tribunal eleitoral, Gilmar Mendes, e pelo diretor-geral da PF, Fernando Segóvia. Acordo permite acesso mútuo aos bancos de dados da Corte e da corporação.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, vai assinar na manhã desta quinta-feira (16) um acordo, com a Polícia Federal (PF), para compartilhar o banco de dados das impressões digitais dos eleitores. O novo diretor-geral da PF, delegado Fernando Segóvia, irá à sede do TSE para assinar o acordo de cooperação técnica no gabinete de Gilmar Mendes.

Segundo a assessoria do tribunal eleitoral, o principal objetivo do convênio é “tornar mais eficiente a gestão da administração pública, por meio da transferência de conhecimentos e do acesso a sistemas e informações de cada uma das instituições”.

Com o acordo que será firmado nesta quinta, o TSE poderá utilizar a base de dados da Polícia Federal para identificar eleitores por meio das impressões digitais. Ao mesmo tempo, a PF passará a ter a possibilidade de acessar a base de dados da Corte eleitoral para pesquisar fragmentos de digitais, no caso de investigações criminais.

Ainda de acordo com a assessoria do TSE, o convênio entre o tribunal e a Polícia Federal também vai gerar facilidades à população, na medida em que os eleitores que já tiverem feito cadastro biométrico na Justiça Eleitoral não terão mais que recolher as digitais para tirar o passaporte.

O tribunal informou que uma das cláusulas do acordo prevê que o TSE fornecerá à PF as impressões digitais e as fotografias de eleitores cadastrados que tenham protocolo de agendamento nos cartórios com o objetivo de emitir passaporte.

Ao anunciar o acordo com a PF, o TSE destacou que já firmou parcerias semelhantes com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e com os governos do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Fonte- G1- 16/11/2017- https://g1.globo.com/politica/noticia/tse-e-pf-assinam-nesta-quinta-acordo-para-compartilhar-banco-de-dados-biometricos.ghtml

You may also like
Documentos de veículos também terão versão eletrônica
Órgãos federais estão proibidos de exigir documentos de cidadãos já cadastrados
Documento único estará disponível em julho
Temer regulamenta lei que unifica documentos de identificação
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?