Home > FGTS > Projeto do governo reduz 1% ao ano multa de 10% do FGTS paga pelo empregador

Projeto do governo reduz 1% ao ano multa de 10% do FGTS paga pelo empregador

O governo encaminhou ao Congresso, nesta sexta-feira (17), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 340/17, cujo objetivo é reduzir a multa patronal de 10% em 1% ao ano, a partir de 2018. Desse modo, a multa será extinta em 10 anos.

Pelo projeto de lei, os empregadores domésticos são isentos dessa contribuição social.

Na mensagem do governo, em que explica as razões do projeto, o Executivo anuncia que o “projeto de lei complementar objetiva eliminar gradualmente a multa adicional da contribuição social devida pelos empregadores em caso de despedida de empregado sem justa causa”.

Tramitação

A matéria deverá ser examinada pelas comissões de Finanças e Tributação; de Trabalho; e de Constituição e Justiça, antes de ir à votos no plenário da Câmara.

Leia a íntegra do projeto- http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=18C4094A09F25B538C7878BB08023E9E.proposicoesWebExterno1?codteor=1526553&filename=PLP+340/2017

Origem e manutenção da multa

O Supremo Tribunal Federal reconheceu a repercussão geral de recurso que discute a constitucionalidade da cobrança de adicional de 10% nas multas de FGTS em caso de demissão sem justa causa. O valor é cobrado em conjunto com a multa de 40%, mas a fatia fica com a União.

O adicional foi criado pela Lei Complementar 110/01 para cobrir uma despesa específica da União: a recomposição, determinada pelo Supremo, das contas vinculadas ao FGTS atingidas pelos expurgos inflacionários dos Planos Verão e Collor 1, rombo então orçado em R$ 42 bilhões.

A repercussão geral foi reconhecida em recurso apresentado Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira (Intelbras). No recurso, a empresa alega que a cobrança é indevida, pois sua finalidade já foi atingida em 2007. Além disso, a Intelbras aponta que a Caixa Econômica Federal afirmou, em ofício, que a arrecadação da contribuição está sendo remetida ao Tesouro Nacional, uma vez que as contas do FGTS já não são mais deficitárias.

A cobrança chegou a ser extinta pelo Congresso em 2013, mas a proposta foi vetada pela então presidente Dilma Rousseff. No texto, Dilma afirmava que o adicional não poderia ser cortado pois seus rendimentos são usados no financiamento de programas sociais como o Minha Casa Minha Vida.

Publicado em Sexta, 17 Fevereiro 2017 22:53

Fonte- http://www.diap.org.br/index.php/noticias/noticias/26733-projeto-do-governo-reduz-1-ao-ano-multa-de-10-do-fgts-paga-pelo-empregador

You may also like
Decreto reduz representantes de trabalhador e empregador no Conselho do FGTS
O que é GRFGTS? Entenda as principais mudanças no recolhimento do FGTS no eSocial
Líder do governo quer mais debate sobre mudanças em saque do FGTS
Resgate do FGTS para quitar dívida de imóvel está na pauta da CAE
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?