Home > Abralimp > Workshop de Certificação em Limpeza Sustentável

Workshop de Certificação em Limpeza Sustentável

Na manhã de quarta-feira (12), a diretoria de certificação da Abralimp promoveu, na sede da entidade, o Workshop de Certificação em Limpeza Sustentável com transmissão online aos associados.
Maíra Macedo, gerente de relações institucionais e governamentais do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), iniciou o encontro apresentando o trabalho desenvolvido pela organização não governamental que tem como principal objetivo promover a indústria de construção sustentável em diferentes países.

De acordo com ela, o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações, sendo o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. O país está em 4º lugar em número de certificados verdes, à frente de nações como Canadá e Alemanha, e a demanda de mercado por construções sustentáveis não para de crescer.

“Um empreendimento sustentável, seja ele certificado ou não, refere-se não apenas ao aproveitamento dos recursos naturais, como ao uso da energia solar, ventilação natural, diminuindo os impactos ecológicos, mas também um investimento que impacta positivamente tanto no desempenho como na qualidade de vida de seus ocupantes”. Além dos diferentes tipos e necessidades, a especialista explicou que a certificação também tem vários níveis de acordo com o desempenho do empreendimento (pontuação), como Silver (Prata), Gold (Ouro) e Platinum (Platina).

Na sequência, Guy Ladvocat, gerente de certificação de sistemas na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) apresentou o programa de Rotulagem Ambiental de Produtos e Serviços de Limpeza. Trata-se de uma certificação voluntária desenvolvida para apoiar, melhorar e/ou manter a qualidade ambiental por meio da redução do consumo de energia e de materiais, bem como da minimização dos impactos de poluição gerados pela produção, utilização e disposição de produtos e serviços.

O especialista explicou que o setor de limpeza profissional é o mais novo segmento do mercado a receber demandas dos consumidores por um sistema de limpeza sustentável. Diante deste cenário, a ABNT desenvolveu dois novos programas de rotulagem ambiental, o “Rótulo Ecológico para produtos de limpeza para uso industrial e institucional (PE-344)” e o “Rótulo Ecológico para Serviços de Asseio e Conservação Predial Industrial e Hospitalar (PE-311)”.

Outro ponto apontado inclui a estrutura e os critérios desenvolvidos pelo programa. “Os critérios são desenvolvidos levando em consideração o ciclo de vida do produto ou serviço. Assim, incluem não apenas a restrição de determinadas substâncias químicas danosas à saúde e ao meio ambiente, como também a restrição de máquinas que utilizem combustíveis fósseis e com alto nível de ruído. Além disso, o programa prevê a otimização dos insumos do processo como água, energia e outros”, concluiu.

Acesse a apresentação completa no link:
http://www.abralimp.org.br/arquivo/170420171713551.pdf

Fonte- Abralimp- 17/4/2017- http://www.abralimp.org.br/noticias-detalhe.asp?id=2634&n=workshop-de-certificacao-em-limpeza-sustentavel

You may also like
Toma posse a Diretoria Executiva de 2019
Saiba como funciona a limpeza profissional de cervejarias e vinícolas
Abralimp apoia o Congresso & Expo Abrafac 2018
Cartilha de aspiradores da Abralimp ajuda usuários a escolher a melhor opção