Home > Corporal > Vícios posturais podem ser combatidos de várias maneiras

Vícios posturais podem ser combatidos de várias maneiras

Se você está acostumado a pegar peso, permanecer sentado por mais de uma hora ou dormir de bruços, cuidado! Tudo começa com um incômodo na coluna que, com o tempo, torna-se constante. Sem perceber, a pessoa passa a conviver com esta dor tratando-a como comum em seu cotidiano. Ai encontra-se o perigo.

Segundo o especialista em ortopedia e traumatologia, presidente da ABCMIC (Associação Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna ), Pil Sun Choi, vícios comuns como a má postura e o sedentarismo da vida moderna são um dos maiores responsáveis para a doença degenerativa da coluna.

A dor não será, necessariamente, diagnosticada como um problema na coluna. “Dores nas costas podem ser causadas por problema na coluna, dos rins, aneurisma de aorta abdominal e outros; assim, diante da dor persistente é de fundamental importância procurar o médico para que seja realizado o diagnóstico correto.”, explica o especialista.

Ao receber o diagnóstico de que trata-se de doença de coluna, seja ela degenerativa ou hérnia discal, pode-se buscar o tratamento conservador, que envolve medicamentos e fisioterapia. Porém, de acordo com Choi, uma pequena minoria (cerca de 5%) poderá necessitar de tratamento cirúrgico pela persistência da dor ou comprometimento neurológico. “As cirurgias são indicadas às pessoas que não respondem ao tratamento conservador, porém, após um minucioso diagnóstico. A boa notícia é que atualmente existem técnicas minimamente invasivas, que vão desde injeções ou procedimentos com agulha, sem incisão, por via endoscópicas, até alguns procedimentos por via aberta, que são muito menores do que os convencionais. As vantagens são várias: começa pela diminuição do risco, menor sangramento, uma recuperação mais rápida, menor permanência no hospital e um custo mais baixo também.”

Se você já foi diagnosticado com problema de coluna ou identificou-se com os sintomas e hábitos citados, a melhor forma de cuidar da educação postural é buscando o remédio preventivo. De acordo com o ortopedista, da mesma maneira que nos alimentamos todos os dias, também precisamos criar o hábito de praticar boa postura e atividades físicas regularmente. “Em países mais desenvolvidos como o Japão e a Coréia do Sul, é muito comum ver os funcionários começarem o dia com ginástica laborativa. Esse exemplo deveria ser seguido pelas empresas no Brasil”, aconselha o especialista.

Entre os segredos que Choi considera importantes para manter a boa saúde da coluna está a busca de práticas simples e diárias, como pegar peso sempre dobrando as pernas, não permanecer sentado por mais de uma hora e dormir de costas ou de lado, associados à prática de atividade física regularmente. “Em países desenvolvidos, a educação postural é dada nos primeiros dias de aula do ensino fundamental. Aqui no Brasil, a maioria das escolas não tem preocupação com a saúde física dos seus alunos, concentrando todo o esforço para prepará-lo somente para o vestibular. Infelizmente, a melhor prevenção em relação ao vício postural é a educação dada pelos pais. Uma vez tendo a correta consciência do corpo nos primeiros anos de vida, o indivíduo naturalmente vai assumir hábitos saudáveis para a coluna.”

Fonte- Clipping Fenacon- 26/6/2015-
http://www.dgabc.com.br/Noticia/1460349/vicios-posturais-podem-ser-combatidos-de-varias-maneiras