Home > Arbitragem > Sobe quantidade de litígios levados por empresas às câmaras de arbitragem

Sobe quantidade de litígios levados por empresas às câmaras de arbitragem

“Há um acréscimo generalizado nos órgãos mais atuantes”, diz Pedro Paulo Cristofaro, diretor da câmara da FGV.

A crise tanto contribuiu para o aumento do número de litígios levados às entidades como desincentivou o movimento, diz. “Por um lado, arbitragem não é algo barato. Por outro, aumentaram divergências e quebras de contratos.”

O instrumento, em 2017, se tornou mais difundido porque companhias menores que as tradicionais nessas cortes recorreram a ele, diz Carlos Forbes, presidente da CAM-CCB (órgão da câmara de comércio Brasil-Canadá).

“As cláusulas de arbitragem já constavam nos contratos que essas empresas firmavam com parceiras, mas houve um tempo de maturação para que aparecessem.”

De 2016 para o ano passado houve uma diminuição dos valores médios que entraram em disputa na instituição. “Isso é resultado dessa popularização”, diz Forbes.

Na câmara da Fiesp também se observou casos de valores menores, afirma o secretário-geral Luís Peretti.

“Víamos, no passado, predominância de disputas do setor de óleo e gás, mas temos agregado até mesmo casos de disputas entre pessoas físicas e pessoas jurídicas.”

À espera do plano de saúde

Hospitais privados aguardaram, em média, 73,2 dias para receber os pagamentos feitos por planos de saúde em 2017, segundo a Anahp (associação que representa o setor). No ano anterior, o intervalo foi de 66,4 dias.

O índice de glosas (procedimentos realizados que não foram pagos) pelas operadoras também subiu e passou a representar 4,1% da receita líquida dos prestadores de serviço. O indicador ficou em 3,4% em 2016.

“Por mais eficiente que a empresa seja, ela precisa buscar capital de giro no mercado financeiro para manter a operação”, diz Francisco Balestrin, presidente do conselho da entidade.

“O crédito no nosso país é caríssimo. Isso leva a uma necessidade de aumento das nossas despesas financeiras, o que impacta no caixa das empresas.”

As receitas por paciente dos hospitais privados cresceram 7,5%, um nível inferior ao dos custos (8,1%) pelo segundo ano consecutivo.

Número de empresas inadimplentes sobe 11% em 2017

O total de empresas endividadas no país bateu novo recorde em dezembro, segundo o Serasa Experian. Foram 5,3 milhões de inadimplentes no mês, 10,8% a mais que o registrado no mesmo período de 2016.

O resultado ruim é influenciado pelo setor de serviços, que ainda está em recessão.

“Segmentos da indústria e do comércio têm crescido, mas a área de serviços ainda patina e representa mais da metade do total de negativadas”, diz Luiz Rabi, economista do birô de crédito.

Cerca de 93% dos negócios com o nome sujo na praça são micro e pequenas empresas, aponta o levantamento.

Apesar do crescimento do indicador, há desaceleração no ritmo da alta e o Serasa estima uma estabilização ainda neste ano.

“O número aumentou abaixo da média de 0,9% em novembro [0,6%] e dezembro [0,7%]. Se o fluxo de caixa das companhias mais afetadas pela crise melhorar como previsto, o índice deverá parar de subir no segundo semestre.”

O valor total de dívidas também cresceu: somava R$ 122,9 bilhões em dezembro, montante 10,1% maior que o do mesmo mês de 2016.

Emprego Hospitais brasileiros geraram cerca de 18,7 mil postos de trabalho de janeiro a novembro do ano passado, um aumento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2016, segundo a Anahp e o Ministério do Trabalho.

Acelera Novas tecnologias, como carros autônomos e elétricos, corresponderão a 17% da receita da indústria automobilística até 2025, segundo estudo do BCG.

Atualmente, respondem por apenas 1%.

Capacitação Mais de 2.500 funcionários do Bradesco fizeram os cursos de criatividade oferecidos pelo banco. Há dois treinamentos na área, de duração entre quatro e oito horas, com inscrições abertas.

Fonte- Folha de São Paulo- 24/1/2018-
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2018/01/1952826-sobe-quantidade-de-litigios-levados-por-empresas-as-camaras-de-arbitragem.shtml

You may also like
Câmaras de arbitragem admitem inclusão de terceiros em processos
Casos julgados em oito anos somam R$ 87 bi
Câmaras arbitrais devem crescer ainda mais
Arbitragem em contratos públicos é via para país sair da crise, dizem advogados