Home > Internet > Site na internet causa polêmica ao fornecer publicamente números de CPF

Site na internet causa polêmica ao fornecer publicamente números de CPF

Uma página na internet tem provocado polêmica. Por meio do site “Nomes Brasil”, é possível saber o número do CPF de muitas pessoas e, inclusive, a situação do cadastro – se está regularizado ou foi cancelado. O endereço eletrônico é www.nomesbrasil.com.

Na página do Utilidade Capixaba no Facebook, muitos internautas fizeram postagens querendo saber como poderiam denunciar o site, por considerá-lo ilegal, uma vez que a página não tem vínculo com qualquer órgão público. Eles reclamam principalmente da exposição que sofrem por parte do site, por ter o número do CPF divulgado livremente na internet.

Na página, há uma ferramenta de busca onde o nome da pessoa é digitado. A partir daí, o sistema procura pelo nome solicitado e mostra o número do CPF relacionado a ele.

No entanto, o número de consultas é limitado, de acordo com a política de uso do site. Quando o internauta excede essa cota, uma mensagem é exibida informando sobre as condições de uso.

A mensagem informa que o site “é livre para qualquer pessoa do Brasil acessar” e que “as informações disponibilizadas são públicas e de livre acesso”. Os responsáveis pelo site informam ainda que “o NomesBrasil.com tem o objetivo de facilitar o acesso às informações e, para isso, disponibiliza uma ferramenta de busca de nomes”.

Em seguida é informado que a “ferramenta de busca e também as páginas com detalhes dos nomes devem ser usados com moderação” e que, por isso, o visitante possui uma cota diária de acesso. “Caso essa cota de acesso seja excedida, o visitante deverá aguardar um ou mais dias para voltar a acessar o site normalmente”, informam.

Receita Federal

De acordo com delegado da Receita Federal no Espírito Santo, Ivon Pontes Schaider, o banco de dados utilizado pelo site não é da Receita Federal. “Alguns nomes não estão no sistema deles. Além disso, a Receita Federal possui mais detalhes sobre o cadastro de cada contribuinte. Não é possível saber como eles conseguiram esses dados, mas certamente não foi do banco de dados da Receita Federal”, garante.

Schaider lembra ainda que, por meio do site da Receita Federal, é possível descobrir o nome da pessoa por meio da busca pelo CPF. “Essas informações são públicas e não caracterizam quebra de sigilo. Além disso, são insuficientes para que uma pessoa mal intencionada, por exemplo, cometa algum golpe. Caso ela queira fazer um cadastro com o nome de outra pessoa, não basta só ter o número do CPF. É preciso apresentar documento com foto também”, ressaltou.

Crime
O delegado Peterson Gimenes, da Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), disse que é preciso um estudo mais detalhado para saber se os responsáveis pelo site estão cometendo algum crime ao expôr publicamente o CPF das pessoas.

Ele, no entanto, orienta quem se sentir prejudicado de alguma forma por ter seus dados expostos a procurar o Ministério Público ou a Defensoria Pública e fazer a denúncia. “A partir do pedido de investigação por parte de um desses órgãos, nós damos início a um inquérito para apurar os fatos”, explicou.

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia sobre essa página na internet. O órgão orienta as pessoas que se sentirem lesadas a denunciar o caso nas Promotorias de Justiça da comarca ou na Ouvidoria do MPES, por meio do telefone 127, no site do MPES (www.mpes.mp.br) ou por correspondência enviada ao endereço: Rua Procurador Antônio Benedicto Amancio Pereira – Edifício Promotor Edson Machado, nº 121, Bairro Santa Helena, Vitória/ES, CEP: 29055-036.

Fonte- Clipping Fenacon- 23/4/2015- http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2015/04/site-na-internet-causa-polemica-ao-fornecer-publicamente-numeros-de-cpf.html

You may also like
Empresas poderão abrir contas em bancos pela internet
Empresas precisam se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados
Softwares criminosos estão cada vez mais sofisticados
Os impactos das novas tecnologias no direito
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?